Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Proposta de abordagem no ensino médio para o estudo das funções polinomiais de grau um e dois |
Autor(es): | Batista, Valdemir dos Santos |
Orientador(a): | Nascimento, Paulo Henrique Ribeiro do |
Membro(a) da banca: | Rocha, Kátia Silene Ferreira Lima |
Membro(a) da banca: | Cattai, Adriano Pedreira |
Resumo: | Esta dissertação aborda uma proposta de ensino da função polinomial de grau um e dois destinado ao curso do primeiro ano do Ensino Médio. A teoria é desenvolvida a partir dos conceitos inicias da geometria analítica e são propostas atividades didáticas. Neste trabalho, não é considerada a ordem que os tópicos são apresentados nos livros didáticos e em sala de aula. Mas, tem o propósito de extinguir ou diminuir os questionamentos dos alunos a cerca destes conteúdos, desmistificando que a aprendizagem da Matemática não é acessível para poucos. |
Palavras-chave: | Matemática Funções Polinômios Ensino médio Estudo e ensino Análise |
Resumo em inglês: | This dissertation approaches a proposal of teaching the polynomial function of degree one and two destined to the course of the first year of the High School. The theory is developed from the initial concepts of analytical geometry and didactic activities are proposed. In this work, the order that topics are presented in textbooks and in the classroom is not considered. But, it has the purpose of extinguishing or diminishing the students’ questions about these contents, demystifying that the learning of Mathematics is not accessible for a few. |
Palavras-chave em inglês: | Mathematic Functions Polynomial High school Study and teaching Analisys |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Data do documento: | 6-Jul-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-05-14T17:55:55Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4437 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta_Abordagem_Ensino_Dissertacao_2017.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.