Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Proposta de abordagem no ensino médio para o estudo das funções polinomiais de grau um e dois
Autor(es): Batista, Valdemir dos Santos
Orientador(a): Nascimento, Paulo Henrique Ribeiro do
Membro(a) da banca: Rocha, Kátia Silene Ferreira Lima
Membro(a) da banca: Cattai, Adriano Pedreira
Resumo: Esta dissertação aborda uma proposta de ensino da função polinomial de grau um e dois destinado ao curso do primeiro ano do Ensino Médio. A teoria é desenvolvida a partir dos conceitos inicias da geometria analítica e são propostas atividades didáticas. Neste trabalho, não é considerada a ordem que os tópicos são apresentados nos livros didáticos e em sala de aula. Mas, tem o propósito de extinguir ou diminuir os questionamentos dos alunos a cerca destes conteúdos, desmistificando que a aprendizagem da Matemática não é acessível para poucos.
Palavras-chave: Matemática
Funções
Polinômios
Ensino médio
Estudo e ensino
Análise
Resumo em inglês: This dissertation approaches a proposal of teaching the polynomial function of degree one and two destined to the course of the first year of the High School. The theory is developed from the initial concepts of analytical geometry and didactic activities are proposed. In this work, the order that topics are presented in textbooks and in the classroom is not considered. But, it has the purpose of extinguishing or diminishing the students’ questions about these contents, demystifying that the learning of Mathematics is not accessible for a few.
Palavras-chave em inglês: Mathematic
Functions
Polynomial
High school
Study and teaching
Analisys
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Data do documento: 6-Jul-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-14T17:55:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta_Abordagem_Ensino_Dissertacao_2017.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.