Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Uma proposta do uso de metodologias ativas com auxílio do software Socrative no ensino de matemática
Autor(es): Gomes, Rosilandia da Paixão
Orientador(a): Cardoso, Ariston de Lima
Membro(a) da banca: Melo, Genilson Ribeiro de
Membro(a) da banca: Santos, Adilson Gomes dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino associada ao uso de metodologias ativas com auxílio de tecnologias educacionais, nesse caso, o software Socrative, diante de um conteúdo da matemática, a saber, Polinômios. Além do referencial teórico a dissertação apresenta uma experiência em sala de aula destinada ao curso do terceiro ano do Ensino Médio, utilizando o software Socrative como recurso de avaliação instantânea. Essa experiência além de tornar a aula mais dinâmica, possibilita que o docente intervenha no andamento das atividades e acompanhe de forma direta o aprendizado do aluno mediante os resultados das avaliações instantâneas.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Socrative
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo em inglês: The present work has as objective to present a teaching proposal associated to the use of active methodologies with the aid of educational technologies, in this case, the software Socrative, before an abstract content of mathematics, namely, Polynomials. In addition to the theoretical reference, the dissertation presents a classroom experience for the third year of high school, using Socrative software as an instant evaluation resource. This experience, in addition to making the lesson more dynamic, allows the teacher to intervene in the progress of activities and to directly follow the student’s learning through the results of the instant evaluations.
Palavras-chave em inglês: Active methodologies
Socrative
Digital information and communication technologies
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Data do documento: 4-Jan-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-14T17:53:27Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta_Uso_Metodologias_Dissertacao_2018.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.