Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4429
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Title: | Cálculo de áreas de regiões poligonais no plano: uma proposta de aplicação do uso da tecnologia como fator motivador |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Rogério Lemos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha, Adson Mota |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Jaqueline Alexsandra de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Joanito de Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho surgiu de um incômodo pessoal da prática de ensino, quando são trabalhados os conteúdos de cálculo de área e percebe-se uma desmotivação geral dos alunos. Durante a disciplina Geometria Analítica, cursada no PROFMAT, surgiu a ideia de utilizar a fórmula de Gauss como alternativa para o cálculo de áreas, associando-a ao uso da tecnologia, como ferramenta motivadora no aprendizado da matemática. Neste trabalho, propôs-se uma prática de ensino a ser desenvolvida em sala de aula como estratégia para impulsionar o interesse dos educandos nas aulas, por meio da utilização desse recurso interativo que ajuda a amenizar as dificuldades encontradas na aprendizagem, ao aliar a fomentação do conhecimento ao lúdico. Inicialmente, foram trabalhados os conceitos preliminares de plano cartesiano, localização de pontos, leitura de posições geográficas no globo terrestre e, em seguida, foi feita uma “aula de campo”, na qual obtivemos os pontos necessários para o desenvolvimento do trabalho. O equipamento GPS foi usado como meio tecnológico para obter valores reais de situações do dia a dia dos alunos. |
Keywords: | Cálculo de área Motivação Fórmula de Gauss Tecnologia |
Abstract: | This work arose from a personal bother of teaching practice when we work area calculation contents and we noticed a general lack of motivation among students. During Analytic Geometry discipline coursed in PROFMAT the idea to use the Gauss formula as an alternative to the calculation of areas and involving the use of technology, as a motivating tool in the learning of mathematics. In this paper we proposed a teaching practice to be developed in the classroom as a strategy to boost the interest of students in the classroom through the use of this interactive feature that helps ease the difficulties faced in learning, by combining the fostering of knowledge to the playful. Initially we worked the preliminary concepts of Cartesian plane, location points, reading geographical locations on the globe and then made a ”field school” in which we obtained the necessary points for the development of work. We use GPS equipment and technological means to obtain real values of the students day-to-day. |
metadata.dc.subject.en: | Calculation area Motivation Gauss formula Technology |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Issue Date: | Jul-2016 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-05-14T14:38:35Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4429 |
Appears in Collections: | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Calculo_Areas_Regioes_Dissertacao_2016.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.