Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Física - TCC
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSantos, Átila Damasceno dos-
dc.date.accessioned2025-03-26T23:09:51Z-
dc.date.available2025-03-26T23:09:51Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Átila Damasceno dos. Novo Ensino Médio na Bahia: impactos para o ensino de física. 2024. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4314-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Currículopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleNovo Ensino Médio na Bahia: impactos para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou as mudanças decorrentes da reforma do Ensino Médio na Bahia e suas implicações para o Ensino de Física. Constituindo-se uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo documental, foi realizado o estudo crítico da proposta para o Ensino Médio Regular apresentada no Documento Curricular Referencial da Bahia do DCRB, especialmente em relação às orientações fornecidas para a Formação Geral Básica e os itinerários formativos. Essa investigação permitiu categorizar as informações em aspectos relacionados às implicações do DCRB para o Ensino de Física e a presença da Física na parte diversificada do currículo, evidenciando suas relações com os itinerários formativos propostos. Os resultados revelam que a reforma curricular apresenta desafios significativos para o Ensino de Física, ao mesmo tempo que visa oferecer oportunidades para um ensino interdisciplinar e contextualizado. As discussões ressaltam a necessidade de um olhar crítico sobre as novas diretrizes, levando em consideração a realidade local onde essas mudanças ocorrerão. A pesquisa busca contribuir para as reflexões sobre o papel do Ensino de Física na formação integral dos estudantes, à luz das transformações que o Novo Ensino Médio promove. Por fim, as considerações finais revelam que, embora a reforma ofereça oportunidades para um ensino mais interdisciplinar e contextualizado, também apresenta desafios significativos, como a redução da carga horária de Física e a ambiguidade de conteúdos. A necessidade de uma reflexão crítica sobre as novas diretrizes e a formação dos docentes é enfatizada, destacando a importância de garantir uma educação que promova de fato, a formação integral dos alunos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Polliane Santos De-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
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