Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Título : O processo de tomada de decisão da administração superior da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) tendo como referência os relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
metadata.dc.creator: Aquino, Susana Kelli Cabral de
Asesor(a): Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Miembro(a) del jurado: Mendez, Jesus Manuel Delgado
Miembro(a) del jurado: Santos, Vivianni Marques Leite dos
Resumen: A educação é considerada por muitos como um bem público; no Brasil, a Carta Magna a caracteriza como um direito fundamental de natureza social, sendo, portanto, permeada por políticas públicas que visam burilar seus resultados e ações. Nessa linha de raciocínio, a Educação Superior brasileira é objeto constante de tais políticas, toma-se como exemplo sua política pública de avaliação: o atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigor desde 2004. O SINAES traz em seu bojo três principais tipos de instrumentos de avaliação: Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) – composto por duas fases principais: autoavaliação e avaliação externa; a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e a Avaliação do Desempenho do Estudante – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Na comparação com outras possibilidades de estruturas para a avaliação da Educação Superior no Brasil, pode-se considerar como diferencial notório do SINAES a imposição para implantação de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável por todo o processo de autoavaliação proposto pelo sistema. Uma das principais atividades das CPAs é a confecção e publicização dos Relatórios Anuais de Autoavaliação das respectivas Instituições. A autoavaliação auxilia as Instituições de Educação Superior (IES) no reconhecimento de suas fragilidades e potencialidades, configurando-se como um instrumento indispensável para o processo de tomada de decisão. No estudo em tela, analisou-se como os referidos relatórios contribuem para a tomada de decisão da Administração Superior na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Para tanto, lançou-se mão de entrevistas semiestruturadas e questionários com questões abertas, fechadas e mistas. Ao todo, executaram-se quatro entrevistas: com o Reitor, o Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Curadores e o Ex-Presidente da CPA. Seis Pró-Reitores e vinte e dois Coordenadores de Cursos responderam aos questionários. Importante destacar que todos os atores elencados são componentes da Administração Superior da UNIVASF, com exceção apenas do Ex-Presidente da CPA, que, apesar de não compor tal estrutura administrativa, é considerado ator chave para a elucidação das questões que envolvem a pesquisa. Delineou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, através de pesquisa de campo e pesquisa documental; a interpretação dos dados fornecidos deu-se sobremodo a partir de leitura analítica das entrevistas e questionários e de análise qualitativa documental. Concluiu-se que as percepções dos respondentes da pesquisa, no geral, não são uníssonas frente a diversas nuanças que envolvem a pesquisa. Assim, não há uma tendência de opinião expressivamente forte que represente confluência de ideias entre os participantes. Ao final podem ser encontradas sugestões para um melhor aproveitamento dos relatórios de autoavaliação da CPA da UNIVASF.
Palabras clave : Universidades e faculdades - CPA (Comissão própria de autoavaliação)
Administração pública - SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)
Políticas públicas - Educação superior - Avaliação institucional
Tomada de decisão - UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
Resumen : Education is considered by many as a public good; In Brazil, the Magna Carta characterizes it as a fundamental right of a social nature, and is therefore permeated by public policies aimed at burying its results and actions. In this line of reasoning, Brazilian Higher Education is a constant object of such policies, taking as an example its public policy of evaluation: the current National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), in force since 2004. SINAES brings in its There are three main types of evaluation instruments: Evaluation of Higher Education Institutions (AVALIES) - composed of two main phases: self-evaluation and external evaluation; The Evaluation of the Undergraduate Courses (ACG) and the Student Performance Evaluation - National Student Performance Examination (ENADE). In comparison with other possibilities of structures for the evaluation of Higher Education in Brazil, it is possible to consider as a notorious differential of the SINAES the imposition for the implementation of a Self Evaluation Committee (CPA), which is responsible for the whole process of self-evaluation proposed by the system. One of the main activities of the CPAs is the preparation and publicizing of the Annual Reports of Self-Assessment of the respective Institutions. Self-assessment helps the Higher Education Institutions (HEIs) in recognizing their fragilities and potentialities, becoming an indispensable instrument for the decision-making process. In the screen study, it was analyzed how these reports contribute to the decision-making of the Superior Administration at the Federal University of the São Francisco Valley (UNIVASF). For that, we used semi-structured interviews and questionnaires with open, closed and mixed questions. In all, four interviews were carried out: with the Rector, the President and Vice-Chairman of the Board of Trustees and the Former President of the CPA. Six Pro-Rectors and twentytwo Course Coordinators answered the questionnaires. It is important to emphasize that all the listed players are members of the Superior Administration of UNIVASF, except for the former CPA Chairman, who, although not comprising such administrative structure, is considered a key actor in elucidating the issues surrounding the research. A predominantly qualitative approach was outlined through field research and documentary research; The interpretation of the data provided was largely based on an analytical reading of interviews and questionnaires and qualitative documentary analysis. It was concluded that the perceptions of the respondents of the research, in general, are not unissonas against the nuances that involve the research. Thus, there is not a tendency of expressively strong opinion that represents confluence of ideas among the participants. At the end, suggestions can be found for a better use of UNIVASF's CPA self-assessment reports.
Palabras clave en inglés: Universities and colleges - CPA (Own self-assessment commission)
Public administration - SINAES (National Higher Education Assessment System)
Public policies - Higher education - Institutional assessment
Decision-making - UNIVASF (Federal University of Vale do São Francisco)
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Enseñanza: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de posgrado: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Fecha de publicación : 10-mar-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-03-14T19:08:59Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4292
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