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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Rosilda Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T17:59:28Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T17:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4290 | - |
dc.description.abstract | This dissertation covers UFRB knowledge management, through a case study about the Dean of administration during the period from 2013 to 2015. Their goal was to analyze and assess whether the process of incorporation of knowledge management practices in administrative procedures necessary for carrying out the tasks that are the responsibility of the Office of Administration has contributed to the increase of institutional performance, describing the perception of PROAD managers regarding the management of knowledge, its benefits and contributions, identifying knowledge management practices incorporated into administrative proceedings carried out by the units that make up the PROAD in the interstitial researched analysis of the interference of knowledge management in carrying out the tasks of PROAD competency, as well as assessing whether these practices have contributed to the improvement of the institutional performance. To the achievement of that goal was held exploratory type research through a case study, bibliographical, documentary, in addition to the survey participant observation. The results obtained have shown that the practices of knowledge management incorporated administrative procedures performed by PROAD, through the improvements observed, have contributed to the increased performance of UFRB insofar as it allowed greater efficiency and effectiveness to assignments of responsibility of this Office and may contribute to the perception of knowledge management in public administration as a tool and strategy able to interfere directly in the institutional performance. As products of this research were presented a proposal for post graduate Latu Sensu, in knowledge management in the public administration, as well as a primer of practices and knowledge management tools, in order to enable the servers to develop an innovative process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contribuições - Pró-Reitoria de Administração | pt_BR |
dc.subject | Desempenho institucional | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos administrativos - Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Práticas e ferramentas de gestão - UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) | pt_BR |
dc.title | Gestão do conhecimento na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB: um estudo de caso da Pró-Reitoria de Administração - Proad (2013-2015) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda a gestão do conhecimento na UFRB, por meio de um estudo de caso sobre a Pró-Reitoria de Administração no período de 2013 a 2015. Seu objetivo foi analisar e avaliar se o processo de incorporação de práticas de gestão do conhecimento nos procedimentos administrativos necessários ao desempenho das atribuições de responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração contribuiu para o aumento do desempenho institucional, descrevendo a percepção dos gestores da PROAD quanto à gestão do conhecimento, seus benefícios e contribuições, identificando as práticas de gestão do conhecimento incorporadas aos processos administrativos realizados pelas unidades que compõem a PROAD, no interstício pesquisado, analisando a interferência da gestão do conhecimento no desempenho das atribuições de competência da PROAD, bem como avaliando se essas práticas contribuíram para a melhoria do desempenho institucional. Para o alcance desse objetivo foi realizada pesquisa do tipo exploratória, por meio de um estudo de caso, levantamento bibliográfico, levantamento documental, além da observação participante. Os resultados obtidos comprovaram que as práticas de gestão do conhecimento incorporadas aos procedimentos administrativos realizados pela PROAD, por meio das melhorias observadas, contribuíram para o aumento do desempenho da UFRB, na medida em que possibilitou maior eficácia e efetividade às atribuições de responsabilidade dessa Pró-Reitoria e poderão contribuir para a percepção da gestão do conhecimento na administração pública, como uma ferramenta estratégia e capaz de interferir diretamente no desempenho institucional. Como produtos desta pesquisa foram apresentados uma proposta de Pós-Graduação Latu Sensu, em gestão do conhecimento na administração pública, bem com uma cartilha de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, visando capacitar os servidores a desenvolver um processo inovador e qualificado de gestão pública, por meio da incorporação de estratégias de gestão do conhecimento. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jorge Antonio Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9597326937570596 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mascarenhas Bisneto, José Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Leliana Santos de | - |
dc.creator.Lattes | xxxx | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.en | Contributions - Dean of Administration | pt_BR |
dc.subject.en | Institutional performance | pt_BR |
dc.subject.en | Administrative procedures - Public management | pt_BR |
dc.subject.en | Management practices and tools - UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gestao_Conhecimento_Universidade_Dissertacao_2017.pdf | 953,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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