Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
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Type de document: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Políticas de formação de professores da educação básica: a experiência da Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba
metadata.dc.creator: Freitas, Valéria Santana de
Conseiller(ère): Almassy Junior, Alexandre Américo
Membre du jury: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Membre du jury: Mussi, Amali de Angelis
Résumé: Sendo a educação um fator decisivo para o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico, as Universidades Estaduais da Bahia, têm, na sua origem, a missão de interiorizar a educação superior e, desta forma, contribuir para a redução das desigualdades sociais e socioeconômicas da sociedade. É através da implementação de políticas públicas de formação inicial e continuada dos atores envolvidos no arcabouço educacional que ocorrem os avanços científico, tecnológico e social, sendo, desta forma, a força propulsora das transformações que trazem a melhoria da formação dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo central compreender o papel da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na minoração das desigualdades educacionais, através da execução da política nacional de Formação dos Profissionais da educação, em uma experiência inicial através do Programa de Formação de Professores (ProForma) executado em parceria com o Estado da Bahia, entre os anos de 2003 e 2010 e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) promovido pelo Governo Federal, iniciado em 2009, analisando as dificuldades e oportunidades encontradas no cumprimento destas relevantes ações. Para isso, o presente estudo de caso utilizou-se de levantamento bibliográfico e entrevistas com atores diretamente ligados à execução dos programas objeto deste estudo, quais sejam, dirigentes universitários da área acadêmica e professores vinculados à coordenação dos cursos ofertados durante o período de 2009-2014, bem como de egressos dos Programas objetos desta pesquisa. Desta forma buscou-se compreender como ocorre a execução do ProForma e do PARFOR na UEFS, identificando possíveis fatores limitantes e impulsionadores, bem como elaborar um escopo para plano de ação objetivando a melhoria da política institucional de formação de professores em serviço, o que irá contribuir para uma melhor capacitação dos gestores institucionais, como também de todos direta ou indiretamente envolvidos. Ao final da pesquisa, pôde-se identificar que alguns fatores negativos existiram, porém o ProForma e o PARFOR UEFS conseguiram, através de suas gestões, melhorar a formação de professores da educação básica da comunidade ao seu entorno, cumprindo assim com o seu compromisso social.
Mots-clés: Educação básica - Políticas educacionais - Avaliação
Professores - Formação
Ensino superior - PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica)
ProForma (Programa de Formação de Professores) - UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Résumé: By education being a decisive factor for the growth and socio economic development, the Bahia State Universities have in their origem the mission to internalize superior education and this way, contribute to reduce the social and socio economics imbalance of four society. It is through the implementation of public politics that the initial and continued formation of teachers involved in this educational frame work, the cientific technologic and social advancement take place, this being the moving power of transformation which brings better individual formation and empowerment. This work´s main objective is to make explicit the role of the Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (Feira de Santana State University) in the face of the educacional inequality throngh the execution of national politics to form Education Professionals the initial experience has been the implementation of (ProForma) Program for teachers formation (Programa de Formação de Professores) in partnership with Bahia State Government between 2003 and 2010. Also the (PARFOR) Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Plan to form Basic Education Teachers), promoted by the Federal Government, started in 2009, analizing the difficulties and opportunities existing in the fulfillment of these relevant tasks for this reason, the present study used the bibliography, interviews with individuals directly associated in the execution of such programs object to this study, such as: university students in charge of academic areas, professors, coordinators of courses offered during 2009 – 2014, as well as those who participated in the refered programs of this study. This way we tried to understand how is the execution of the Proforma and the PARFOR in the UEFS, identifying possible limiting factors as well as relevant ones, also how to elaborate a plan of action aiming to improve the institucional policies in the formation of teachers at work, who will contribute for a better equipped institucional mentors as well as everyone direct or indirectly involved. At the end of the present study, it was possible to identify some negative factors existed, but ProForma and PARFOR UEFS, through its management, improve formation teacher´s community to its surroundings, thus fulfilling its social commitment.
Mots-clés en anglais: Basic education - Educational policies - Assessment
Teachers - Training
Higher education - PARFOR (National Basic Education Teacher Training Plan)
ProForma (Teacher Training Program) - UEFS (State University of Feira de Santana)
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Département d'enseignement: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programme de master: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Date de publication: jan-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-03-11T20:03:57Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4269
Collection(s) :CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

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