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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4261
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Educação ambiental da teoria à prática: ação interventiva no Instituto Federal da Bahia – IFBA no Município de Valença-Ba |
Autor(es): | Andrade, Rita de Jesus |
Orientador(a): | Almeida, Renato de |
Membro(a) da banca: | Almassy Júnior, Alexandre Américo |
Membro(a) da banca: | Lima, Silvana Lucia da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a institucionalização e a implantação da Educação Ambiental Formal no contexto do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Valença. Nesse sentido, busca-se identificar as concepções e ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas pelo IFBA/Valença e propor ajustes curriculares na Instituição, de modo a balizar futuras ações, alinhadas aos pressupostos das políticas federais. Para tanto, se fez necessário identificar diretrizes balizadoras da EA em documentos institucionais e suas principais concepções; confrontar documentos institucionais (PDI, PPI, PPC, ementários ou Planos de Curso) frente ao arcabouço legal da EA brasileira, especialmente, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCN EA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCN EPTNM); analisar as ações de EA previstas/executadas em projetos de pesquisa e extensão cadastrados entre 2012 e 2015, e, então, propor ajustes nos documentos institucionais que possam contribuir para a construção de novas diretrizes ou metas para sua expansão. Para alcançar o objetivo desta pesquisa a metodologia se apresentou com um caráter qualitativo, tendo início com a pesquisa bibliográfica, na qual se fez o levantamento de documentos, legislação, livros e artigos científicos. Dando continuidade a uma fase exploratória, por meio da pesquisa documental, realizamos a análise de conteúdos com os documentos legais da Instituição. Por fim, a pesquisa também teve viés participativo, avançando com ações interventivas, caracterizando uma pesquisa-ação. No que tange aos resultados, foram evidenciadas inconsistências e fragilidades curriculares incompatíveis com a própria missão institucional do IFBA e com as políticas públicas federais, sendo possível notar que não há uma clara definição da concepção de EA adotada na maioria dos documentos. Nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especialmente, na modalidade Profissional Técnica de Nível Médio, a abordagem se apresenta incipiente, distante das demandas regionais e dos próprios cursos, bem como os projetos de pesquisa e extensão. No Ensino Superior, que passou por uma reformulação recente, essa se apresenta mais consistente. Enquanto resultado direto da pesquisa-ação, inúmeras ações coletivas foram desenvolvidas ao longo dessa pesquisa, que contribuíram para estimular a implantação das políticas públicas de EA no IFBA/Valença, entre elas, foram adquiridos novos títulos de livros da área, para o acervo da Instituição, houve a inserção desse componente curricular como optativo aos cursos superiores, além das contribuições na reformulação dos PPCs dos cursos, por meio da Comissão de Meio Ambiente, a qual presidimos. Dessa forma, compreendemos que o IFBA/Valença carece de uma aproximação maior com a própria missão e alinhamento dos PPCs, com as políticas públicas federais de EA, especialmente, as DCNs e ainda, requer um incremento na pesquisa e extensão para atender as demandas do Baixo Sul da Bahia, onde está inserido, assumindo sua responsabilidade socioambiental. |
Palavras-chave: | Currículo - Educação - Pesquisa Educação profissional e tecnológica - Educação ambiental Institutos Federais - Extensão universitária Políticas públicas - Valença (BA) |
Resumo em inglês: | This research analyzes the institutionalization and implementation of formal Environmental Education in the context of Federal Institutes of Bahia (IFBA), campus Valença. In this sense, looking to identify Environmental Education (EE) actions and conceptions developed by IFBA/Valença and propose curricular adjustments in the institution, to lead future actions, aligned to the federal policies presupposition. For that, it’s required to identify guidelines to EE in institutional documents and its main conceptions; confront institutional documents (PDI, PPI, PPC, menus or course plans) with the brazilian legal outline on EE, especially, the National Policies of Environmental Education, the National Curricular Guideline to Environmental Education(NCG EE) and the National Curricular Guidelines to Professional Technical Education High School (NCG PTEHS); analyze the EE actions planned/executed in research and extension projects registered in between 2012 and 2015, then propose adjustments for the institutional documents that might contribute to construction of new guidelines and goals to expansion. To reach this research goals the methodology was presented with a qualitative character, starting with bibliography search, when that was collected documents, legislation, books and scientific articles. Continuing the exploratory step, by documents search, analyzing content on the legal institution documents. In the end, the research had a participative bias, progressing with interventive actions, characterizing an actionresearch. In reference of the results, there were evidenced curricular inconsistencies and weaknesses incompatible with IFBA own institutional mission and with federal public policies, and it’s possible to notice there is no clear definition of EE’s concept adopted in majority of documents. In the Course Pedagogics Projects (CPPs), especially, in the Professional Technical High School modality, the approach seems unsavory, distant from the regional and the courses demands, just like the research and extension projects. In Superior Degrees Courses, that had recently been through reform, that version presents more consistency. As direct result from action-research, numerous collective actions were developed during the research, that contributed to estimate the implantation of EE public policies at IFBA/Valença, among them, the acquirement of new titles of books subject related, to the institution archives, the inserting of this curricular component as optional to the Superior Degree Courses, beside contributions to reform CPPs through the Environment Commission, which we presided. This way, we comprehend that IFBA/Valença lacks a better approach with its own mission e CPPs alignment with the federal public policy on EE, especially, the NCGs and yet, require an increment in research and extension to comply with the demands to Bahia’s Low South region, where it’s inserted, assuming its socioenvironmental responsibility. |
Palavras-chave em inglês: | Curriculum - Education - Research Professional and technological education - Environmental education Federal Institutes - University extension Public policies - Valença (BA) |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social |
Data do documento: | 15-Abr-2016 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-03-10T21:14:43Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4261 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educacao_Ambiental_Teoria_Dissertacao_2016 (1).pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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