Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Mapeamento e modelagem de processos como ferramentas de melhoria da gestão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Autor(es): Fraga, Igor Dantas
Orientador(a): Almassy Junior, Alexandre Américo
Membro(a) da banca: Mascarenhas Bisneto, José Pereira
Membro(a) da banca: Carmo, René Becker Almeida
Resumo: Esta dissertação tem como temática principal a melhoria da gestão pública baseada no aperfeiçoamento de processos através de mapeamento e modelagem. Desta forma, apresenta-se um referencial teórico que perpassa os antecedentes da gestão por processos, sua conceituação fundamental com base nos estudos de Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management-BPM) e a aplicação de tal abordagem no espaço público brasileiro, sobretudo em ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Desburocratização e Gestão Pública – Gespublica, coordenado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Buscou-se demonstrar como se caracterizaram as iniciativas de mapeamento e modelagem de processos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de que forma tais experiências podem balizar o estabelecimento de novas estratégias de aprimoramento da gestão por meio de processos. Para a delimitação do tema ao lócus de pesquisa na UFRB foram realizadas avaliações sobre as experiências anteriores da UFRB que envolvem a gestão por processos (Gespublica e implantação dos Sistemas Integrados de Gestão-SIG) e foi realizado mapeamento e modelagem de 5 processos do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (Ccaab), obtendo como produtos os diagnósticos das experiências e os processos mapeados e modelados sob a forma de desenho de processo elaborado no software Bizagi, seguindo o padrão de notação BPMN. O trabalho possui uma metodologia qualitativa, onde através da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas a um universo composto de servidores atuantes nas experiências citadas, bem como mapeamento e modelagem de processos in loco, cumpriu-se os objetivos traçados, o que permitiu concluir que a gestão por processos é viável na UFRB enquanto veículo de melhoria contínua da gestão, desde que haja enfrentamento dos fatores inibidores levantados na pesquisa, sobretudo com apoio constante da alta direção, investimento em capacitação e sensibilização para difusão da cultura de excelência em processos, incentivo à recomposição do grupo de trabalho para adesão ao Gespublica e maior divulgação de resultados exitosos em iniciativas de gestão de processos, de forma que o baixo nível de comprometimento dos servidores e a falta de visão sistêmica dos processos sejam compensados através de mapeamento, modelagem e publicação de fluxos de processos desenvolvidos pelos próprios servidores e aplicados na prática de gestão. Diante disso, e especialmente com base no resultado da pesquisa de campo, apresentam-se algumas proposições de ações estruturantes à gestão da UFRB, de forma a favorecer o sucesso de novas iniciativas de aperfeiçoamento da gestão desta organização com base na gestão por processos orientados para a satisfação do cidadão.
Palavras-chave: Gestão pública - Mapeamento e modelagem
Gestão por processos
Gespublica - SIG (Sistemas Integrados de Gestão)
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Resumo em inglês: This work has as its main theme the improvement of public management based on process improvement through mapping and modeling. Thus, we present a theoretical framework that runs through the history of process management, its fundamental concept based on studies of Business Process Management Business Process Management (BPM) and the application of such an approach in the Brazilian public space, especially in actions developed by the National Program of bureaucratization and Public Management - Gespública, coordinated by the Secretariat of the Ministry of Planning Management and Budget (MOP). We tried to demonstrate how to characterize the mapping initiatives and process modeling at the Federal University of Bahia Recôncavo (UFRB) and how such experiences can guide the establishment of new management improvement strategies through processes. For the delimitation of the subject to the research locus in UFRB were conducted reviews of the previous experiences of UFRB involving process management (Gespública and implementation of Integrated Management Systems-GIS) and was conducted mapping and modeling 5 Center processes Environmental Agronomy (Ccaab), obtaining as products diagnoses of experiences and processes mapped and modeled in the form of process design developed in Bizagi software, following the standard BPMN notation. The study has a qualitative methodology, where through the use of questionnaires and semi-structured interviews to a universe composed of active servers in the aforementioned experiments, as well as mapping and modeling of in situ processes, was fulfilled the goals, which concluded that process management is feasible in UFRB while continuous improvement of vehicle management, provided there facing the inhibiting factors raised in the survey, particularly with constant support from top management, investment in training and awareness to promote the practice of excellence in processes, encouraging the restoration of the working group for joining the Gespública and wider dissemination of successful results in process management initiatives, so that the low level of commitment of the servers and the lack of systemic view of the processes are compensated through mapping, modeling and publishing process flows developed by own servers and applied in practice management. Given this, and especially based on the result of the field research, we present some propositions of structural actions to the management of UFRB in order to ensure the success of this new organization management improvement initiatives based on management-driven processes to citizen satisfaction.
Palavras-chave em inglês: Public management - Mapping and modeling
Management by processes
Gespublica - GIS (Integrated Management Systems)
UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Data do documento: Jan-2015
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-02-26T15:15:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4233
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