Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4150
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Validação de sequência didática com base em uma questão sociocientífica sobre a malária na perspectiva CTSA |
metadata.dc.creator: | Fiuza, Vanessa de Oliveira |
Asesor(a): | Andrade, Maria Aparecida da Silva |
Miembro(a) del jurado: | Silva, Patrícia Petitinga |
Miembro(a) del jurado: | Santana, Uilian Santos |
Resumen: | A malária é uma doença infecciosa conhecida pelos seres humanos há milhares de ano. A sua ascensão em áreas endêmicas, acontece devido as ações antrópicas negativas, que molda o ambiente e ocasiona sérios problemas ambientais, que contribui para o aumento dos casos da doença. Sendo assim, se faz relevante realizar ações educativas no ambiente escolar, como forma de promover uma aprendizagem ampla acerca dos problemas socioambientais atuais. Essa inserção nas escolas pode ser realizada através das Questões Sociocientíficas (QSC) na perspectiva entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), abarcando aspectos inter, etransdisciplinares sobre o tema. O objetivo de pesquisa foi analisar as percepções de professores licenciados em Biologia durante a validação de uma SD com base em uma Questão Sociocientífica na perspectiva CTSA sobre Malária para o ensino médio de Biologia. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que se concentra nas relações sociais, e classificada como descritiva. Elaboramos uma sequência didática e enviamos via e-mail para sete professores licenciados em Biologia, com o intuito de submeter-se ao processo de validação através de um questionário no Google Forms contendo dez perguntas abertas sobre o material didático. A partir dos resultados e discussões, os professores ressaltaram que a proposta didática permitiu englobar temas socioambientais da atualidade por meio de uma questão sociocientífica a partir da perspectiva CTSA dentro do modelo socioecológico em saúde, a partir das bases teóricas necessárias para a elaboração da SD. Além disso, sugeriram novas ideias a serem adicionadas durante as aulas a partir das limitações e dificuldades observadas na SD, como a importância de discutir mais sobre outras doenças negligenciadas e de abordar mais controversas no caso da QSC. As dificuldades mais comuns listadas foram a falta suporte técnico escolar, superlotação da sala e a falta de qualificação profissional para desempenhar as atividades. Esse processo de validação proporcionou melhorias que foram necessárias para o aprimoramento da SD, sendo importante para identificarmos as potencialidades em relação ao conteúdo e a forma de aplicação do mesmo. Pretendemos continuar na investigação deste trabalho, através da aplicação do material didático em algumas turmas do ensino médio da rede estadual de ensino, utilizando as orientações dos professores que validaram a SD para guiar o processo de aplicação. |
Palabras clave : | CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) Malária Ensino de Biologia Questões sociocientíficas |
Resumen : | Malaria is an infectious disease known to humans for thousands of years. Its ascension on endemic areas happens due to the negative anthropogenic actions, which molds the environment and leads to serious environmental problems which contribute to the increase in cases of the disease. Therefore, it is relevant to perform educational actions in the school environment, as a form to promote broad learning about current social-environmental problems. This insertion in the schools can be done through Socioscientific Issues (SSI) in the perspective between science, technology, society and environment (STSE), covering inter and transdisciplinary aspects about the theme. The research objective was to analyze the perceptions of teachers graduated in Biology during the validation of a SD based on a Socio-Scientific Question from the CTSA perspective on Malaria for high school Biology students. It is a qualitative approach which focuses on social relationships and is classified as descriptive. We elaborated a didactic sequence and sent it through e-mail to seven Biology teachers, aiming of undergoing the validation process through a Google Forms quiz containing ten open questions about the courseware. Based on the results and discussions, the teachers highlighted that the didactic proposal allowed them to encompass current socio-environmental themes through a socioscientific issue from the STSE perspective within the socio-ecological model in health based on the theoretical bases necessary for the elaboration of DS. Furthermore, they suggested new ideas to be added during the classes based on the limitations and difficulties observed in the DS, such as the importance to discuss more about neglected diseases and to address more controversial in the case of SSI. The most common listed challenges were to lack of the school technical support, overcrowding of the room and lack of professional qualification to carry out the activities. This validation process provided improvements that were necessary to the improvement of the DS, being important to indentify the potential in relation to the content and its application. We pretend to continue the investigation of this work through the application of the courseware in some high schools in the State educational system, using the orientations from the teachers who validated the DS to guide the application process. |
Palabras clave en inglés: | CTSA (Science, technology, society and environment) Malaria Biology teaching Socio-scientific issues |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Enseñanza: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 31-jul-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-02-03T12:58:36Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4150 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Validacao_Sequencia_Didatica_TCC_2024 (1).pdf | 686 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.