Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Elenilda dos-
dc.date.accessioned2025-02-03T12:37:00Z-
dc.date.available2025-02-03T12:37:00Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4149-
dc.description.abstractThe Theory of Meaningful Learning (SAT) encompasses the procedure by which a new knowledge is linked in a non-arbitrary and non-literal way to the cognitive structure of the being who studies, in such a way that the student's previous knowledge interferes, in an expressive way and gaining new meaning, with the new knowledge that is exposed to him, generating transformations in his cognitive composition, in function of exceeding rote, literal and arbitrary learning. In view of the above, this work had as its general objective to carry out a bibliographic survey on the contributions of the theory of meaningful learning to the formation of concepts in science teaching. The research is of a qualitative approach, with a descriptive focus, being essentially a bibliographic research. Through the bibliographic survey carried out in the SciELO and CAPES databases, sixteen articles were selected, in which it was possible to identify how the Theory of Meaningful Learning can influence the teaching and learning process in Science, highlighting the relevance of activating students' prior knowledge, organizing the content in a hierarchical way, selecting relevant instructional materials, promote dialogue and discussion in the classroom, emphasize understanding of concepts, encourage the practical application of knowledge, pay attention to student motivation, and provide feedback and formative assessment. The results obtained corroborate the importance of seeking pedagogical practices that promote meaningful learning, allowing students to build knowledge in a deeper and more lasting way. Through the connection between what they already know and what they are learning, students become protagonists of their own learning process, developing critical and reflective thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa - David Ausubelpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConceitos cientificospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e suas contribuições para a construção de conceitos científicos no ensino de Ciências: um levantamento bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) engloba o processo, pelo qual, um novo saber se vincula de modo não arbitrário e não literal a estrutura cognitiva do ser que estuda, de maneira que, o saber prévio do aluno interfere, de maneira expressiva e auferindo novo significado, com o novo conhecimento que lhe é exposto, gerando transformações em sua composição cognitiva, em função de exceder a aprendizagem mecânica, literal e arbitrária. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico sobre as contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a formação de conceitos no ensino de ciências. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, sendo essencialmente uma pesquisa bibliográfica. Através do levantamento bibliográfico realizado nos bancos de dados do SciELO e CAPES, foram selecionados dezesseis artigos, no qual, foi possível identificar como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, destacando a relevância de ativar o conhecimento prévio dos alunos, organizar o conteúdo de forma hierárquica, selecionar materiais de instrução relevantes, promover o diálogo e a discussão em sala de aula, enfatizar a compreensão dos conceitos, incentivar a aplicação prática do conhecimento, prestar atenção à motivação dos estudantes e fornecer feedback e avaliação formativa. Os resultados obtidos corroboram com a importância de se buscar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, permitindo aos alunos construírem conhecimentos de forma mais profunda e duradoura. Através da conexão entre o que já sabem e o que estão aprendendo, os alunos se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272947908202309pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee2Moura, Terciana Vidal-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enMeaningful learning - David Ausubelpt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enScientific conceptspt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria_Aprendizagem_Significativa_TCC_2024.pdf726,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.