Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4147
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O processo de implementação do novo Ensino Médio na percepção dos professores da área de Ciências da Natureza |
Autor(es): | Santos, Geiziane Azevedo dos |
Orientador(a): | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Ferreira, Rosilda Arruda |
Resumo: | A presente pesquisa visou identificar e analisar as dificuldades e potencialidades na implementação do Novo Ensino Médio em Cabaceiras do Paraguaçu/Bahia, sob a ótica dos professores da área de Ciências da Natureza, que compreendem aos componentes curriculares de Biologia, Química e Física. A reforma curricular para os anos finais do ensino básico tornou-se, nos últimos anos, o centro dos debates e alvo de crítica e contestações (por parte dos profissionais da educação, entidades civis, estudantes etc.) devido à celeridade com que a MP no 746/2016 foi formulada e transformada na Lei no 13.415/2017, que instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, obrigando todas as unidades dos anos finais de ensino básico, sejam elas públicas ou privadas, a realizarem a implementação Curricular do Novo Ensino Médio em todo o território brasileiro. Desse modo, esta investigação tem como questão problematizadora: quais as percepções dos professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias acerca da implementação do novo Ensino Médio em Cabaceiras do Paraguaçu? Quais as dificuldades e potencialidades a serem enfrentadas diante da realidade vivenciada nas escolas estaduais do município? O objetivo geral deste trabalho é identificar e analisar as dificuldades e potencialidades na implementação do novo Ensino Médio em Cabaceiras do Paraguaçu de acordo com as percepções dos professores de Biologia, Física e Química. Nesse sentido, ao investigar as percepções dos professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre o processo de implementação do NEM, temos os seguintes objetivos específicos: Identificar as mudanças promovidas pelo novo Ensino Médio em Cabaceiras do Paraguaçu; caracterizar como os professores estão lidando com a realidade do novo Ensino Médio; e sistematizar os pontos de vistas e/ou as críticas dos professores quanto ao processo de implementação do novo Ensino Médio. Metodologicamente a pesquisa ancorou-se na abordagem quantitativa, seguindo o caráter descritivo e exploratório dos dados. A técnica de pesquisa utilizada foi questionário fechado via plataforma eletrônica aplicado a cinco professores da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que compreende os componentes de Biologia, Química e Física. Os dados analisados apontaram que a implementação do Novo Ensino Médio não alterou as condições estruturais que o Colégio Albérico Gomes Santana já possuía, e sim, ressaltou as necessidades frente a reforma curricular vigente; apresentou as condições formativas dos profissionais, a realidade em sala de aula, as limitações e expectativas com a implementação do novo modelo de ensino, e a situação entre os setores públicos e privados das escolas de Ensino Médio brasileiras. |
Palavras-chave: | Reforma curricular - Ciências da Natureza Implementação Ensino médio - Cabaceiras do Paraguaçu (BA) |
Resumo em inglês: | This research aims to identify and analyze the difficulties and potentialities in implementing the New High School in Cabaceiras do Paraguaçu/Bahia, from the perspective of Biology, Chemistry and Physics teachers. Since the curricular reform for the final years of basic education has become, in recent years, the center of debate and the target of criticism and contestation (by education professionals, civil entities, students, etc.) due to the speed in which MP 746/2016 was formulated and transformed into Law 13,415/2017, which established the Policy to Promote the Implementation of Full-Time High Schools. Mandating all units in the final years of basic education, whether public or private, to implement the New Secondary Education Curricular throughout the Brazilian territory. Therefore, this investigation has the problematizing question of knowing what are the perceptions of teachers in the area of Natural Sciences and their Technologies regarding the implementation of the new High School in Cabaceiras do Paraguaçu? What are the difficulties and potentialities to be faced given the reality experienced in the city’s state schools? The general objective of this work is to identify and analyze the difficulties and potentialities in implementing the new High School in Cabaceiras do Paraguaçu according to the perceptions of Biology, Physics and Chemistry teachers. In this sense, when investigating the perceptions of Natural Sciences and Technologies teachers about the NEM implementation process, we have the following specific objectives: Identify the changes promoted by the new High School in Cabaceiras do Paraguaçu; characterize how teachers are dealing with the reality of the new High School; and systematize teachers' points of view and/or criticisms regarding the process of implementing the new High School. Methodologically, the research was anchored in a quantitative approach, following the descriptive and exploratory nature of the data. The research technique used was a questionnaire closed via an electronic platform to five teachers in the area of knowledge Natural Sciences and its Technologies, which includes the components of Biology, Chemistry and Physics. The data analyzed showed that the implementation of the New High School did not change the structural conditions that Colégio Albérico Gomes Santana already had, but rather highlighted the needs in light of the current curricular reform; presented the training conditions of professionals, the reality in the classroom, the limitations and expectations with the implementation of the new teaching model, and the situation between the public and private sectors of Brazilian high schools. |
Palavras-chave em inglês: | Curriculum reform - Natural Sciences Implementation High school - Cabaceiras do Paraguaçu (BA) |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 9-Ago-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-02-03T11:44:17Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4147 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Implementacao_Novo_TCC_2024 (1).pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.