Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4131
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Percepção de moradores de duas comunidades rurais sobre a EJAI e sua função social: as contribuições de uma campanha em defesa da educação como direito de todas as idades
metadata.dc.creator: Bastos, Erivaldo dos Santos
Asesor(a): Silva, Neilton da
Miembro(a) del jurado: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Miembro(a) del jurado: Chagas, Rita de Cássia Santos
Resumen: A Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), no Brasil, tem em sua trajetória momentos de evolução retrocesso, pois a depender da vontade política a modalidade é comprometida, seja no combate ao analfabetismo, seja na formação mais ampla dos sujeitos que tiveram o direito de estudar negado ou interrompido. Assim, a EJAI, mesmo com potencial de retratação social, sofre com a falta de investimento, e como consequência caminha a passos lentos no que tange à promoção social das pessoas. Pensando nisso, objetivou-se nessa pesquisa, compreender as percepções de um grupo de moradores de duas comunidades rurais do município de Cruz das Almas-BA, quanto a EJAI e sua função social. Na oportunidade foi desenvolvida uma campanha publicitária em defesa da educação como direito de todas as idades. Para tornar possível a investigação, algumas contribuições teóricas foram essenciais, com destaque para as de Freire (1996, 2003, 2005), Gadotti e Romão (2001), Paiva (1973, 1981, 1982, 1983, 1994), Moura (2008), Durante (1998), Haddad e Di Pierro (2000), Minayo (2001), Medeiros (2003), entre outros. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo descritiva-exploratória. Para a recolha das informações, foi aplicado o questionário semiaberto para alguns moradores e frequentadores das comunidades rurais de Lagoa do Cedro e Melancia, no intuito de ouvi-los sobre o objeto de estudo. O dispositivo da campanha nas comunidades possibilitou a troca de saberes, posto que os cidadãos se posicionaram acerca das reivindicações que lhes foram apresentadas sobre a modalidade, além das que foram pontuadas por eles ao defenderem a importância da EJAI. Por meio da campanha de sensibilização, os resultados obtidos indicaram que a EJAI é de conhecimento da maioria dos moradores, porém a negação da oferta e acomodação refletem a falta de conhecimento dos direitos dos sujeitos à modalidade, que tem sido descontinuada na maioria das comunidades do campo. Ademais, a campanha em defasa a modalidade se mostrou eficiente para instigar a população quanto a luta que precisam travar em prol da criação de turmas e de uma EJAI de qualidade para todos que residem no município de Cruz das Almas. Conclui-se, assim, que cabe aos representantes municipais, gestores, professores trabalharem para que nenhum cidadão, independente da sua idade, tenha seu direito educacional negligenciado, procurando investir em infraestrutura e nas dimensões pedagógica, curricular e formativa dos sujeitos.
Palabras clave : Valorização da EJAI (Educação de jovens, adultos e idosos)
Comunidades rurais
Participação social
Educação cidadã
Aprendizagem
Cruz das Almas (BA)
Resumen : Young adults and Elderly Education (Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI) in Brazil has experienced periods of progress and setbacks throughout its history, largely influenced by political will and this affects the fight against illiteracy and the broader education of individuals who have had their right to education denied or interrupted. Consequently, despite its potential for social redress, EJAI suffers from a lack of investment, resulting in slow progress in promoting social advancement. This research aimed to understand the perceptions of a group of residents from two rural communities in the municipality of Cruz das Almas-BA regarding EJAI and its social function. A public campaign advocating for education as a right for all ages was developed. The investigation was supported by essential theoretical contributions, notably from Freire (1996, 2003, 2005), Gadotti and Romão (2001), Paiva (1973, 1981, 1982, 1983, 1994), Moura (2008), Durante (1998), Haddad and Di Pierro (2000), Minayo (2001), Medeiros (2003), among others. The methodology was based on a qualitative, descriptive-exploratory approach. A semi-open questionnaire was administered to some residents and attendees of the rural communities of Lagoa do Cedro and Melancia to gather their views on the subject. The campaign in the communities facilitated the exchange of knowledge, as citizens expressed their positions on the demands presented to them about the program, in addition to highlighting the importance of EJAI. The sensitization campaign results indicated that while most residents are aware of EJAI, the denial of its provision and complacency reflect a lack of awareness of their rights to the program, which has been discontinued in most rural communities. Moreover, the campaign effectively encouraged the population to advocate for the creation of classes and quality EJAI for all residents of Cruz das Almas. It is therefore concluded that it is the responsibility of municipal representatives, managers, and teachers to ensure that no citizen, regardless of their age, has their educational rights neglected, striving to invest in infrastructure and in the pedagogical, curricular, and formative dimensions of individuals.
Palabras clave en inglés: Valuing EJAI (Education of young people, adults and the elderly)
Rural communities
Social participation
Citizen education
Learning
Cruz das Almas (BA)
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Enseñanza: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 1-ago-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-01-29T16:51:21Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4131
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Percepcao_Moradores_Comunidades_TCC_2024.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.