Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Imunização e educação: um estudo sobre as abordagens no ensino das vacinas para alunos do 7o ano em uma escola Municipal de Conceição do Almeida-Bahia
metadata.dc.creator: Santiago, Eilane Rocha
Conseiller(ère): Silva, Neilton da
Membre du jury: Andrade, Maria Aparecida da Silva
Membre du jury: Santana, Uilian dos Santos
Résumé: As vacinas são usadas para prevenir e controlar doenças infecciosas, mas, desafios como a disseminação de informações falsas e a resistência à vacinação representam obstáculos para imunização. No ambiente escolar o papel dos professores é informar e educar os alunos sobre a importância das vacinas, em especial os professores de Ciências e Biologia, que incluem esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Diante disso, objetivou-se nesse estudo compreender as percepções dos estudantes sobre vacinas e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores de Ciências no ensino do tema imunização, numa turma de 7o ano do nível fundamental de uma escola do Sistema Municipal de Educação de Conceição do Almeida-BA. Para perseguir esse propósito, explorou-se a definição, origem, processo de produção e categorias das vacinas; a política de vacinação no Brasil; a importância do calendário nacional de vacinação para os adolescentes; analisou-se o papel da escola e dos professores no ensino sobre vacinas; e apresentou-se a base nacional comum curricular (BNCC). O estudo adotou abordagem qualitativa, a qual se utilizou da entrevista semiestruturada e do questionário semiaberto como principais instrumentos de coleta de dados, tendo sido aplicados junto a cinquenta (50) estudantes e quatro (4) docentes da disciplina de Ciências das turmas do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola em Conceição do Almeida-BA. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Gil (2008) e discutidos à luz do quadro teórico e contextual. Ao longo do estudo, foi constatado que a vacinação no Brasil se destacou com a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e campanhas de vacinação, mas, o país enfrenta queda nas taxas de vacinação, o que contribui para o ressurgimento de doenças controladas. Os resultados revelaram diferentes percepções e conhecimentos dos alunos e professores sobre vacinas. Inferiu-se que a maioria dos alunos reconhece a importância da vacinação, mas há lacunas no conhecimento sobre doenças preveníveis e o calendário de vacinação. Constatou-se que os professores compreendem a importância de seu papel no ensino sobre vacinas e da necessidade de adaptar as abordagens pedagógicas e materiais didáticos para contextualizá-lo. No entanto, a falta de recursos adequados e atualizados sobre imunização dificultam a transmissão de conhecimentos sobre o tema. Conclui-se, diante dos resultados, que os estudantes possuem diferentes níveis de conhecimento sobre vacinas, que os professores empregam abordagens e práticas diversas para ensinar e conscientizar os alunos sobre o tema imunização, e que é necessário aprimorar as estratégias pedagógicas para aumentar o entendimento dos alunos sobre imunização estimulando uma conscientização maior sobre a importância das vacinas para a saúde pública.
Mots-clés: Currículo escolar - BNCC (Base nacional comum curricular)
Práticas educativas
Saúde dos escolares
Medidas preventivas
Ensino de Ciências
Conceição do Almeida (BA)
Résumé: Vaccines are used to prevent and control infectious diseases, but challenges such as the spread of false information and resistance to vaccination pose obstacles to immunization. In the school environment, the role of teachers is to inform and educate students about the importance of vaccines, particularly Science and Biology teachers who incorporate this knowledge into their pedagogical practices. Given this, the objective of this study was to understand students' perceptions of vaccines and the educational practices developed by Science teachers in teaching the topic of immunization in a 7th-grade class at a school in the Municipal Education System of Conceição do Almeida-BA. To pursue this purpose, the study explored the definition, origin, production process, and categories of vaccines; the vaccination policy in Brazil; the importance of the national vaccination schedule for adolescents; analyzed the role of the school and teachers in teaching about vaccines; and presented the common national curriculum base (BNCC). The study adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews and semi-open questionnaires as the main data collection instruments, applied to fifty (50) students and four (4) Science teachers from 7th-grade classes at a school in Conceição do Almeida-BA. The data were interpreted using content analysis by Gil (2008) and discussed in light of the theoretical and contextual framework. Throughout the study, it was found that vaccination in Brazil stood out with the creation of the National Immunization Program (PNI) and vaccination campaigns, but the country faces a decline in vaccination rates, which contributes to the resurgence of controlled diseases. The results revealed different perceptions and knowledge of students and teachers about vaccines. It was inferred that most students recognize the importance of vaccination, but there are gaps in knowledge about preventable diseases and the vaccination schedule. It was found that teachers understand the importance of their role in teaching about vaccines and the need to adapt pedagogical approaches and teaching materials to contextualize it. However, the lack of adequate and updated resources on immunization makes it difficult to transmit knowledge on the subject. In conclusion, the results indicate that students have different levels of knowledge about vaccines, that teachers use various approaches and practices to teach and raise awareness among students about immunization, and that it is necessary to improve pedagogical strategies to increase students' understanding of immunization and promote greater awareness of the importance of vaccines for public health.
Mots-clés en anglais: School curriculum - BNCC (National common curriculum base)
Educational practices
Schoolchildren's health
Preventive measures
Science teaching
Conceição do Almeida (BA)
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Département d'enseignement: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 30-jui-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-01-29T15:11:13Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4129
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

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