Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4104
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSantos, Ariele Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-01-22T16:29:42Z-
dc.date.available2025-01-22T16:29:42Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4104-
dc.description.abstractThe present monographic work entitled ―Teaching and learning the theme of gender identity through comic books‖ aims to produce and analyze the possibility of using comic books (comics) as a teaching resource to work on the topic of gender identity in Science classes. To achieve these purposes a comic book was produced whose plot concerns the approach to the theme. At the same time, a questionnaire was administered to five elementary school science teachers in the final years of the municipal education network in the city of Conceição de Feira - Bahia. The research participants responded to a sequence of questions that covered both the teacher's relationship with the topic of gender identity as well as an evaluation of the comic produced. For data analysis, all responses given by participants were transcribed and processed. The research reveals that of the five participants, two teachers already work on the object of knowledge of gender identity in their classes, two other teachers do not work but are willing to address the topic and one teacher who is resistant to not addressing the topic. It is clear that even though it is a topic present in documents such as the PCN (1998) and the DCRB (2020), which defend the urgency of its treatment in the classroom, the topic of gender identity is not mentioned in the BNCC (2018). It was observed that teachers have difficulties in dealing with the challenges imposed by students and society regarding the topic in question, which suggests the relevance of continuing education for teachers. Regarding the use of the comic produced as a teaching resource in order to compose their classes, the five participants agreed to use it, even with some reservations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHQs (História em quadrinhos) - Recurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConceição de Feira (BA)pt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da temática identidade de gênero por meio de história em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico intitulado - Ensino e aprendizagem da temática identidade de gênero por meio de história em quadrinhos‖ tem por objetivo produzir e analisar a possibilidade de uso de história em quadrinhos (HQ) como um recurso didático para trabalhar o tema identidade de gênero nas aulas de Ciências. Para alcançar tais propósitos foi produzida uma HQ a qual tem o enredo focado na abordagem da temática, concomitante a isto foi aplicado um questionário para cinco professores de Ciências do ensino fundamental anos finais da rede municipal de ensino da cidade de Conceição de Feira – Bahia. Os participantes da pesquisa responderam a uma sequência de questionamentos que abrangiam tanto a relação do professor com a temática identidade de gênero, bem como uma avaliação da HQ produzida. Para a análise dos dados houve a transcrição e tratamento de todas as respostas concedidas pelos participantes. A pesquisa revela que dos cinco participantes, duas professoras já trabalham o objeto de conhecimento identidade de gênero em suas aulas, outras duas professoras não trabalham, mas se mostraram dispostas a abordar a temática e um professor que é resistente em não tratar o tema. É nítido que mesmo se tratando de uma temática presente em documentos como o PCN (1998) e o DCRB (2020), que defende a urgência do seu tratamento em sala de aula, o tema identidade de gênero não é mencionada na BNCC (2018). Foi observado que os professores apresentam dificuldades para lidar com os desafios impostos pelo alunado e pela sociedade frente à temática em questão, o que sugere a relevância da formação continuada para os docentes. Quanto à utilização da HQ produzida como um recurso didático a fim de compor suas aulas, os cinco participantes concordaram em utilizá-la, mesmo apresentando algumas ressalvas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313673417623335pt_BR
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Ramos, Luiza Olivia Lacerda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enIdentitiespt_BR
dc.subject.enGenrept_BR
dc.subject.enHQs (Comic books) - Teaching resourcept_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enConceição de Feira (BA)pt_BR
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ensino_Aprendizagem_Matematica_TCC_2024 (1).pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.