Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4097
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Competências docentes em tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Ciências da Natureza: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Souza Neto, Mario |
Orientador(a): | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Santos, Adilson Gomes dos |
Resumo: | A aceitabilidade do uso recorrente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação assim como de seus recursos em distintos ambientes de um mundo globalizado, dentre esses o ambiente escolar, demonstra-se em crescimento. Esses recursos digitais estariam disponíveis para os integrantes do ambiente escolar. Deste modo, tecnologias digitais possibilitariam o surgimento de competências profissionais que antes poderiam ser compreendidas como não pertencentes ao ambiente escolar. Quando inseridas no campo educacional pelo professor, tecnologias digitais podem ser usadas como uma opção viável em prol da formação integral e de natureza crítica do estudante. Quanto ao processo de inclusão e adequação do ensino de Ciências da Natureza às novas tecnologias, percebe-se a existência de normativas e diretrizes que incentivam a inclusão dos recursos tecnológicos digitais no contexto das aulas de Ciências e Biologia visando melhorar as práticas desenvolvidas em sala de aula. Tendo em vista esse cenário atual de integração das tecnologias digitais em sua pluralidade no ensino, a seguinte pesquisa teve como objetivo geral analisar as competências em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação necessárias aos docentes no ensino de Ciências da Natureza, com ênfase nos estudos bibliográficos; buscando identificar como ocorre o processo de integração dessas competências na formação docente. Para a construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa Revisão Integrativa da Literatura. Foram analisados materiais que continham diretrizes para a formação de competências docentes, inclusive as digitais, a abordagem empregada foi a Leitura Analítica do material. Através da pesquisa concluiu-se que a formação exigida nas normativas e diretrizes para a formação de competências digitais docentes não só apresentam paridade com o contexto atual de ensino, como também, possibilitam a adequação docente ao constante processo evolutivo das tecnologias digitais presentes no contexto escolar. Também concluiu-se que a adequação às novas tecnologias acontece de maneira coletiva, através do compartilhamento de experiências e, gradativamente, sendo composto por vários níveis de certificação de conhecimento. |
Palavras-chave: | TDIC (Tecnologias digitais de informação e comunicação) Competências digitais Ensino de Ciências da Natureza |
Resumo em inglês: | Acceptance of the recurrent use of Digital Information and Communication Technologies andtheir resources in different environments of a globalized world, including the school environment, is growing. These digital tools would be available to all members of the school environment. In this way, digital technologies make it possible for professional skills to emerge that might previously have been understood as not belonging to the school environment. When inserted into the educational field by the teacher, digital technologies can be used as a viable option in favor of the student's integral and critical education. As for the process of including and adapting the teaching of natural sciences to new technologies, there are regulations and guidelines that encourage the inclusion of digital technological tools in the context of science and biology classes, with the aim of improving classroom practices. In view of this current scenario of integrating digital technologies in their plurality in teaching, the following research had the general objective of analyzing the competencies in Digital Information and Communication Technologies needed by teachers in the teaching of Natural Sciences, with an emphasis on bibliographical studies; seeking to identify how the process of integrating these competencies in teacher training occurs. The research method Integrative Literature Review was used to construct the work. Materials containing guidelines for the training of teaching competences, including digital competences, were analyzed, and the approach used was Analytical Reading of the material. The research concluded that the training required in the regulations and guidelines for the training of teachers' digital competences is not only in line with the current teaching context, but also makes it possible for teachers to adapt to the constant evolutionary process of digital technologies present in the school context. It was also concluded that adapting to new technologies takes place collectively, through sharing experiences and gradually, consisting of various levels of knowledge certification. |
Palavras-chave em inglês: | TDIC (Digital information and communication technologies) Digital competencies Teaching Natural Sciences |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 25-Jul-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-01-22T11:54:31Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4097 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Competencias_Docentes_Tecnlogia_TC_2024.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.