Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4088
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Análise bibliométrica sobre racismo científico e ensino de Ciências e Biologia: uma investigação a partir do ENPEC
Autor(es): Silva, Milena Trindade
Orientador(a): Ribeiro, Gabriel
Membro(a) da banca: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Membro(a) da banca: Santana, Uilian dos Santos
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as referências teóricas mobilizadas para o ensino de Ciências/Biologia no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e do tema racismo científico, por meio de uma análise bibliométrica dos trabalhos do ENPEC. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio de uma busca eletrônica nos anais do ENPEC, considerando os artigos publicados nas 14 edições do evento, abrangendo o período de 1999 a 2023. Para realizar a busca dos trabalhos foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “racismo científico”; “eugenia”; “relações étnico-raciais”; e “raça”. Para a análise das referências bibliográficas mobilizadas pelos autores dos artigos selecionados foi utilizado o software IRAMUTEQ®. Após a realização das análises pelo programa, foram geradas duas imagens, uma referente a nuvem de palavras e outra da análise de similitude. A distribuição da frequência dos autores na nuvem de palavras indica uma variedade de perspectivas e abordagens dentro do campo de estudo em questão, fundamental para garantir uma compreensão abrangente do tema. A análise de similitude evidencia o compromisso dos autores com a compreensão dessas temáticas em âmbito educacional, político e social. As diferentes abordagens se assemelham em aspectos como a crítica ao racismo, a discussão sobre questões étnico-raciais no ensino de Ciências e a valorização da representatividade negra. Este estudo contribui com o campo de pesquisa ao fornecer um panorama dos principais autores ligados ao debate sobre a ERER e o racismo científico.
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Biologia
Racismo científico
Relações étnico-raciais
Estudo bibliométrico
ERER (Educação das relações étnico-raciais)
ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
Resumo em inglês: The objective of this work is to investigate the theoretical references mobilized for the teaching of Science/Biology in the context of the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) and the theme of scientific racism, through a bibliometric analysis of ENPEC's work. The selection of works was carried out through an electronic search in the annals of ENPEC, considering the articles published in the 14 editions of the event, covering the period from 1999 to 2023. The following keywords were used to search for the works: “scientific racism”; "eugenics"; “ethnic-racial relations”; and “race”. To analyze the bibliographic references mobilized by the authors of the selected articles, the IRAMUTEQ® software was used. After carrying out the analysis by the program, two images were generated, one referring to the word cloud and the other from the similarity analysis. The frequency distribution of authors in the word cloud indicates a variety of perspectives and approaches within the field of study in question, essential to ensure a comprehensive understanding of the topic. The similarity analysis highlights the authors' commitment to understanding these themes in the educational, political and social spheres. The different approaches are similar in aspects such as criticism of racism, discussion of ethnic-racial issues in Science teaching and the appreciation of black representation. This study contributes to the field of research by providing an overview of the main authors linked to the debate on ERER and scientific racism.
Palavras-chave em inglês: Science and Biology Education
Scientific Racism
Ethnic-Racial Relations
Bibliometric Study
ERER (Education of ethnic-racial relations)
ENPEC (National Research Meeting in Science Education)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 31-Jul-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-16T16:01:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4088
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_Bibliometrica_Racismo_TCC_2024.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.