Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Alfabetização e letramento científicos na formação inicial de professores: as vozes de bolsistas do Programa Residência Pedagógica-subprojeto Licenciatura em Biologia da UFRB
Autor(es): Menezes, Danilo da Paz Lopes de
Orientador(a): Silva, Neilton da
Membro(a) da banca: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Moura, Terciana Vidal
Resumo: A formação inicial de professores vem passando por vários debates ao longo dos anos, o que possibilitou diversos avanços, com o aprofundamento de pesquisas e variadas reformas que envolveram o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, formar professores reflexivos que tornem o ensino de Biologia contextualizado constitui um dos principais objetivos dos cursos de formação docente, pois isso carrega em si o potencial de transformação do cenário educacional. Diante disso, objetivou-se nesta pesquisa compreender as percepções e os desafios ao desenvolvimento da Alfabetização e do Letramento científicos na perspectiva dos professores em formação inicial que participaram do Programa de Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Para o cumprimento desse objetivo central, tornou-se fundamental o estudo autores de referência para a fundamentação teórica, tais como Freire (1987), Chassot (2017), Zabala e Arnau (2010), Sasseron (2008), entre outros. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Utilizou-se de um questionário semiaberto, aplicado junto a vinte e quatro (24) residentes regularmente matriculados no curso de licenciatura em Biologia, além de entrevista semiestruturada, sendo aplicada para oito (08) estudantes que participaram do Programa Residência Pedagógica. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011), e explorado considerando o arcabouço teórico. Os resultados obtidos ao final da investigação sugerem que os participantes da pesquisa apresentam uma certa familiaridade com os termos Alfabetização e Letramento cientifico, evidenciando que tiveram contato com os termos durante a sua formação. Entretanto, os participantes da pesquisa não consideram que os componentes curriculares abordaram os conceitos de forma a produzir os conhecimentos necessários sobre tais conceitos, evidenciando que o Programa Residência Pedagógica foi o principal responsável por proporcionar os conhecimentos sobre as temáticas. Evidenciou-se também que as principais dificuldades enfrentadas pelos Residentes no exercício da regência estão relacionadas ao desinteresse dos estudantes da educação básica, além da estrutura da escola e da escassez de recursos. No que diz respeito às práticas pedagógicas e as perspectivas, foi observado o uso de metodologias diversificadas que estão intimamente relacionadas com a promoção e a efetivação tanto da Alfabetização Científica, quanto do Letramento científico. Conclui-se que os estudantes tiveram contato com os conhecimentos apropriados, que serviram como fundamento para suas práticas pedagógicas. Entretanto, salienta-se que é preciso conferir a atenção necessária para a Alfabetização e Letramento Científicos nos componentes curriculares, tendo em vista que carece de aprofundamentos.
Palavras-chave: Educação cientifica
Professores de Ciências e Biologia
Contextualização
PRP (Programa de Residência Pedagógica) - Estudantes
Resumo em inglês: The initial training of teachers has undergone various debates over the years, which has enabled several advances through deepening research and various reforms involving the teaching and learning process. In this sense, training reflective teachers who contextualize Biology teaching is one of the main objectives of teacher training courses, as it carries the potential for transforming the educational landscape. In light of this, this research aimed to understand the perceptions and challenges in developing Scientific Literacy and Literacy from the perspective of pre-service teachers who participated in the Pedagogical Residency Program in the Biology Teaching Degree at UFRB. To achieve this central objective, it became essential to study reference authors for theoretical grounding, such as Freire (1987), Chassot (2017), Zabala and Arnau (2010), Sasseron (2008), among others. The research was based on a qualitative approach, descriptive and exploratory in nature. A semi-open questionnaire was used, applied to twenty-four (24) residents regularly enrolled in the Biology Teaching degree course, in addition to a semi-structured interview conducted with eight (08) students who participated in the Pedagogical Residency Program. The data were analyzed according to Bardin's (2011) content analysis and explored considering the theoretical framework. The results obtained at the end of the investigation suggest that the research participants show a certain familiarity with theterms Scientific Literacy and Literacy, indicating that they had contact with these terms during their training. However, the participants do not consider that the curricular components addressed these concepts in a way that produced the necessary knowledge about them, highlighting that the Pedagogical Residency Program was mainly responsible for providing knowledge on these themes. It was also evident that the main difficulties faced by Residents in teaching practice are related to students disinterest in basic education, as well as school structure and resource scarcity Regarding pedagogical practices and perspectives, it was observed that diverse methodologies closely related to promoting and implementing both Scientific Literacy and Scientific Literacy were used. It is concluded that students had contact withappropriate knowledge that served as a foundation for their pedagogical practices.However, it is emphasized that necessary attention must be given to Scientific Literacy and Literacy in curricular components, as there is a need for further depth in these areas.
Palavras-chave em inglês: Scientific education
Science and Biology Teachers
Contextualization
PRP (Pedagogical Residency Program) - Students
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 31-Jul-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-15T16:09:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4080
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