Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4065
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Possibilidades de uso das questões sociocientíficas no ensino de Ciências
Autor(es): Sousa, Yan Moreira
Orientador(a): Silva, Patrícia Petitinga
Membro(a) da banca: Ramos, Luiza Olívia Lacerda
Membro(a) da banca: Ribeiro, Gabriel
Resumo: Atualmente, as escolas ainda propagam a ideologia tecnicista do currículo tradicional em suas práticas docentes, representando um desafio para o desenvolvimento de propostas curriculares críticas que considerem questões ideológicas, políticas e culturais no ensino de Ciências. Para superar essa questão, é necessário adotar abordagens de ensino que incorporem as experiências sociais dos alunos, promovendo uma conexão mais forte entre a escola e a comunidade. Uma das abordagens que podem ser adotadas são as Questões Sociocientíficas (QSCs), que possibilitam a discussão e o trabalho com controvérsias, desenvolvendo habilidades de avaliação de diferentes perspectivas e aplicação de julgamentos maduros e fundamentados pelos estudantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar como as QSCs podem ser utilizadas no ensino das ciências através de uma revisão bibliográfica a partir da base de dados Google Acadêmico, considerando os artigos publicados no período 2019-2023. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica exploratória de cunho qualitativo. A partir da avaliação dos trabalhos apresentados neste estudo, pode-se concluir que a adoção de QSCs no ensino de ciências pode ser uma estratégia eficaz para fomentar a alfabetização científica dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de indivíduos críticos e conscientes. No entanto, há ainda obstáculos a serem vencidos na aplicação de abordagens de ensino baseadas em QSCs, tais como a excessiva ênfase na transmissão de conhecimentos científicos em detrimento da oferta de atividades que incentivem a aprendizagem de habilidades argumentativas.
Palavras-chave: Questão sociocientífica
Ensino de Ciências
Currículo tradicional
Resumo em inglês: Currently, schools still propagate the technicist ideology of the traditional curriculum in their teaching practices, representing a challenge for the development of critical curricular proposals that consider ideological, political and cultural issues of science teaching. To overcome this issue, it is necessary to adopt teaching approaches that incorporate students' social experiences, fostering a stronger connection between the school and the community. One of the approaches that can be adopted is the Socio - Scientific Issues (QSCs), which enable the discussion and work with controversies, developing skills of evaluation of different perspectives and application of mature and grounded judgments in students. In this sense, the objective of this work is to analyze how the QSCs can be used in the teaching of the sciences through a bibliographic review from the Google Scholar database, considering the articles published in the period 2019-2023. It is, therefore, an exploratory bibliographic research of qualitative nature. From the evaluation of the works presented in this study, it can be concluded that the adoption of QSCs in science teaching can be an effective tactic to foster the scientific literacy of students, contributing to the development of critical and conscious individuals. However, there are still obstacles to be overcome in the application of teaching approaches based on QSCs, such as the excessive emphasis on the transmission of scientific knowledge to the detriment of the provision of activities that encourage the learning of argumentative skills.
Palavras-chave em inglês: Socio-scientific issue
Science teaching
Traditional curriculum
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 17-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-10T15:37:22Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4065
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Possibilidades_Uso_Questoes_TCC_2024.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.