Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4062
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Ilustração científica e criatividade: explorando a relação entre arte e ciência no ensino de Biologia |
Autor(es): | Melo, Jorge Eduardo dos Santos |
Orientador(a): | Martins, Márcio Lacerda Lopes |
Membro(a) da banca: | Longo, Leila de Lourdes |
Membro(a) da banca: | Nascimento, Fernanda dos Santos |
Resumo: | A ilustração científica é uma técnica de comunicação visual que tem sido usada desde os primórdios da humanidade, como evidenciado pela arte rupestre criada pelos primeiros hominídeos. Naquela época, os primeiros hominídeos utilizavam a arte rupestre para representar sua cultura e conhecimentos, incluindo aspectos de animais, plantas, humanos e outras estruturas biológicas nas paredes das cavernas. Desde então, a ilustração científica evoluiu muito e tem sido utilizada em diversas áreas, como na educação, na pesquisa científica e na divulgação científica. Nesse contexto, o presente trabalho trata de um material didático - um guia de ilustração científica para o ensino de ciências - que visa capacitar professores e alunos a utilizarem ilustrações como ferramenta técnica de apoio às práticas de estudo e pesquisa, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia. O guia aborda questões como o papel da ilustração no desenvolvimento da humanidade, a linguagem visual e seu uso no processo de ensino e aprendizagem, e os processos criativos envolvidos na elaboração de uma ilustração. Ele permite a condução dos docentes e discentes a perceber a importância da utilização do desenho em sala de aula para atingir os objetivos no processo de ensino e aprendizagem. Através desse guia, professores e alunos são encorajados a reconhecer a importância da utilização de ilustrações em sala de aula para atingir objetivos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia. A capacitação dos professores e alunos no uso de ilustrações científicas pode contribuir para o enriquecimento e aprimoramento das práticas de ensino e pesquisa, além de permitir que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação visual e interpretação de informações complexas. Em resumo, a utilização de ilustrações científicas pode ajudar a promover uma melhor compreensão e apreciação do mundo natural, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais informada e consciente. |
Palavras-chave: | Educação científica Comunicação científica Arte e ensino Ensino de Ciências. |
Resumo em inglês: | Scientific illustration is a technique of visual communication that has been used since the earliest days of humanity, as evidenced by the cave art created by the earliest hominids. At that time, the earliest hominids used cave art to represent their culture and knowledge, including aspects of animals, plants, humans, and other biological structures on cave walls. Since then, scientific illustration has evolved considerably and has been used in various fields, such as education, scientific research, and science communication. In this context, the present work deals with a didactic material - a scientific illustration guide for science education - which aims to enable teachers and students to use illustrations as a technical tool to support study and research practices, enriching the teaching and learning process in Science and Biology. The guide addresses issues such as the role of illustration in the development of humanity, visual language and its use in the teaching and learning process, and the creative processes involved in the elaboration of an illustration. It allows the guidance of teachers and students to realize the importance of using drawing in the classroom to achieve the objectives in the teaching and learning process. Through this guide, teachers and students are encouraged to recognize the importance of using illustrations in the classroom to achieve goals in the teaching and learning process in Science and Biology. The training of teachers and students in the use of scientific illustrations can contribute to the enrichment and improvement of teaching and research practices, as well as allow students to develop skills in visual communication and interpretation of complex information. In summary, the use of scientific illustrations can help promote a better understanding and appreciation of the natural world, contributing to the development of a more informed and conscious society. |
Palavras-chave em inglês: | Science education Scientific communication Art and teaching Science teaching |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 22-Mai-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-01-10T14:28:58Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4062 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilustracao_Cientifica_Criatividade_TCC_2023 (1).pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.