Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes (EaD) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Carla Verena Miranda-
dc.date.accessioned2025-01-09T13:39:37Z-
dc.date.available2025-01-09-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationBARBOSA, Carla Verena Miranda. O que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BA. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura Interdisciplinar em Artes-EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro da Purificação, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054-
dc.description.abstractThis article aims to report a professional teaching experience of an early childhood education teacher reporting her artistic experiences in the project: Nordeste land of thousand enchantments” with five-year-old children at an early childhood education school in the municipality of Itaberaba Bahia. starting from the question: how art revealed itself as a discipline capable of enhancing interpersonal, creative, communicative development and cultural appreciation in early childhood education, based on the teaching experience in the project “northeast: land of thousand enchantments” in a school in the municipality of Itaberaba Bahia? General and specific objectives were listed in order to answer this question. They focused on: Reporting and analyzing the experience of the project: “Northeast land of thousand enchantments” highlighting how art, as a subject in early childhood education, contributes to the interpersonal, creative and communicative development of children, in addition to fostering appreciation children's culture. The article has a qualitative methodology of a bibliographic nature with a type of participatory. starting from teaching experience in an early childhood education class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo relatar uma experiência profissional docente de uma professora de educação infantil relatando suas experiências artísticas no projeto: Nordeste terra de encantos mil” com crianças de cinco anos na Escola Municipal Luiz Viana Filho, de educação infantil no município de Itaberaba Bahia. partindo do questionamento: de que forma a arte se revelou como uma disciplina capaz de potencializar o desenvolvimento interpessoal, criativo, comunicativo e da valorização cultural na educação infantil, com base na experiência de ensino no projeto “Nordeste: terra de encantos mil” na Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba Bahia? Elencou-se objetivos geral e específicos a fim de responder a tal indagação. Eles se concentraram em: Relatar e analisar a experiência do Projeto: “Nordeste terra de encantos mil” destacando de que maneira a arte, como disciplina na educação infantil, contribui para o desenvolvimento interpessoal, criativo e comunicativo das crianças, além de fomentar a valorização cultural das crianças. O artigo possui uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico com um tipo de pesquisa participante, partindo da experiência docente em uma turma de educação infantil.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Paula Alice Baptista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464496791939847pt_BR
dc.contributor.referee1Lordelo, Lia da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037940249623609pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Roney Gusmao do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0104-047Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045181639619078pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Paula Alice Baptista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464496791939847pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.enArtpt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes (EaD) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pode_Arte_Educacao_TCC_2024.pdf468,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons