Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
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dc.creatorRocha, Valdir Carneiro-
dc.date.accessioned2024-12-28T12:48:15Z-
dc.date.available2024-12-28-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationANDRADE, Mario. O samba rural paulista. p. 19, 1937. BA.GOV.BR, FESTIVAL CANTO DO JACUÍPE celebrará produção musical na Bahia. Salvador, 2015. Disponível em: https://www.ba.gov.br/cultura/noticia/2024-02/40930/festival-canto-do-jacuipe-celebrara producao-musical-na-bahia. Acesso em: 22 nov. 2024. BA.GOV.BR, SECULTBA participa de fórum sobre Sistemas Municipais de Cultura em Pintadas. Salvador, 2015. Disponível em: https://www.ba.gov.br/cultura/noticia/2024-02/41192/secultba-participa-de-forum-sobre sistemas-municipais-de-cultura-em-pintadas. Acesso em: 22 nov. 2024. CONTI, Lígia Nassif. A memória do samba na capital do trabalho: os sambistas paulistanos e a construção de uma singularidade para o samba de São Paulo (1968-1991). 2015. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. COUTO, Edilece Souza. <A Bahia não se desnacionaliza=: modernidade, civilidade e permanência dos costumes na Salvador Republicana. In: MOURA, Milton (Org.). A larga barra da baía: essa província no contexto do mundo. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 56-85. FAPSP Faculdade, O SAMBA RURAL PAULISTA 1. 2015. 1 vídeo (13:06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LD_3Km3W-Ho. Acesso em: 18 nov. 2024. FIGUEIREDO, Fábio Leão; LÜHNING, Angela Elisabeth. Terça neutra: um intervalo musical de possível origem árabe na música tradicional do nordeste brasileiro. Opus, 2018. Jam na Feira, CHULA PRA DONA DI (IZALDITE) NA FAZENDA LORENA. 1 vídeo (4:56). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i7YYDG-3O_g. Acesso em: 24 nov. 2024. Jam na Feira, JAM NA FEIRA - TVE - Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. 2018. 1 vídeo (2:47). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4KhW1NaBPvA. Acesso em: 22 nov. 2024. 29 Jam na Feira, NADINHO DE PUREZA gravando prato de Samba Rural (em memória 23/06/2020) (in memorian). 2020. 1 vídeo (0:36). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GJBF9POiXTg. Acesso em: 20 nov. 2024. Jam na Feira, PIEGA. VALDIR E DONATO DO CAVACO. 2023. 1 vídeo (0:50). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f4qqrRAZ-bo. Acesso em: 21 nov. 2024. Jam na Feira, SAMBA BATUQUE NA FAZENDA LORENA. 2024. 1 vídeo (3:12). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oEHUSr3DccI. Acesso em: 24 nov. 2024. Jam na Feira, VIOLA PRONTA (violão afinado como se fosse viola). 2023. 1 vídeo (0:29). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GCwQCtbZ_-Q. Acesso em: 21 nov. 2024. LACHNIET, Marcos. ANOTHER BRICK IN THE WALL PT. 2 (THE WALL) - 1080P REMASTERED. 2022. 1 vídeo (4:10). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K6PwUG283DU. Acesso em: 23 nov. 2024. MARCOLIN, Cecília Regina. Somos mais um tijolo no muro: uma análise do álbum The Wall, da banda Pink Floyd, como mediação da sociedade. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado. Mundo Fantasmo, RODA DE SAMBA E PÉ DE PAREDE. Braulio Tavares, 2009. Disponível em: https://mundofantasmo.blogspot.com/2009/03/0870-roda-de-samba-e-pe-de-parede.html. Acesso em: 22 nov. 2024. Primeiros Acordes, APRENDA AFINAÇÃO RIO ABAIXO | Aula 1 | Viola Caipira. 2020. 1 vídeo (8:17). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8U_MDLHvNdA. Acesso em: 21 nov. 2024. Programa Viva Vooz Web, VOCÊ CONHECE SAMBA RURAL? 1 vídeo (30:00). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hO5V_NwGvDM. Acesso em: 23 nov. 2024. 30 ROCHA, Valdir. CANTIGA DO LICURI. 2019. 1 vídeo (3:45). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uu3xq8SuHuE. Acesso em: 19 nov. 2024. ROCHA, Valdir. LABUTA NORDESTINA. 2013. 1 vídeo (4:45). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lPfVhBCs7fY. Acesso em: 19 nov. 2024. RTV Caatinga Univasf, GRUPO DE SAMBADORES tem 50 anos de tradição em Caiçara. Meire Souza. 2022. 1 vídeo (2:45). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ZBZugnBvxc. Acesso em: 16 nov. 2024. Sesc Piracicaba, BATUQUE UMBIGADA GUIÁ DE CAPIVARI E QUINTAL DA DONA MARTA AQUILOMBAMENTO, MULHERISMO E RESISTÊNCIA. 2021. 1 vídeo (15:34). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KRNnjK-o8Uw. Acesso em: 23 nov. 2024. TVE Bahia, O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO | BEM BAHIA. 1 vídeo (5:44). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fdlaKojcSoY. Acesso em: 24 nov. 2024. TVE Bahia, ÓLEO DO LICURI, Bovinocultura de Leite e Cocada no Rural Produtivo. 2021. 1 vídeo (27:46). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XtnzaNL4S10. Acesso em: 23 nov. 2024. XAVIER, Luciano Santos. Poética oral do samba chula sertanejo: o grupo Pinote e suas identidades culturais entre trânsito e fronteiras. 2023. Dissertação (Pós-Graduação em Literatura e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvadorpt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4047-
dc.description.abstractThis Reflective Memorial of Artistic Productions aims to observationally analyze the process and professional trajectory of the author, as well as explore their individual experience as a content producer. The text compares audiovisual productions about the culture of Rural Samba, particularly the Samba de Pé de Parede, featured in this article. This culture is a fundamental part of the author's life and of the sambadores (samba performers) from the city of Várzea da Roça/BA, located in the Jacuípe Basin Identity Territory. The work is based on studies by authors such as Andrade (1937), Conti (2015), Xavier (2023), Souza (2022), Penha (2020), Adonai (2020), Marcolin (2017), Luhning (2018), and Tavares (2009), and seeks to problematize and provoke reflection within higher education and the academic environment, aiming to expand knowledge about this ancestral culture. The rural music, passed down from generation to generation, is approached through scientific tools, emphasizing the importance of preserving oral traditions and the musical practices of these communities. The study includes a critical analysis of the sambas, their origins, and the regional context of cultural education, proposing reflections on the prejudices surrounding this cultural expression. The work also offers a broader view of samba, with a focus on the future education of this regional culturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSamba ruralpt_BR
dc.subjectSamba de pé de paredept_BR
dc.subjectMemorial reflexivopt_BR
dc.subjectProdução artísticapt_BR
dc.titleSamba rural de várzea da roça/Ba: samba de pé de paredept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Memorial Reflexivo de Produções Artísticas tem como objetivo analisar de forma observativa o processo e a trajetória profissional do autor, além de explorar sua experiência individual enquanto produtor de conteúdo. O texto compara as produções audiovisuais sobre a cultura do Samba Rural, especialmente o Samba de Pé de Parede, presentes neste artigo. Essa cultura é parte fundamental da vida do autor e dos sambadores da cidade de Várzea da Roça/BA, localizada no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. O trabalho se baseia em estudos de autores como Andrade (1937), Conti (2015), Xavier (2023), Souza (2022), Penha (2020), Adonai (2020), Marcolin (2017), Luhning (2018) e Tavares (2009), e busca problematizar e provocar uma reflexão no âmbito do ensino superior e no meio acadêmico, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essa cultura ancestral. A música da roça, transmitida de geração em geração, é abordada por meio de ferramentas científicas, destacando a importância da preservação da tradição oral e das práticas musicais dessas comunidades. O estudo inclui uma análise crítica dos sambas, suas origens e o contexto regional da educação cultural, propondo reflexões sobre os preconceitos em torno dessa manifestação cultural. O trabalho propõe ainda uma visão ampliada sobre o samba, com uma perspectiva voltada para a educação futura dessa cultura regional.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772451374365385pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772451374365385pt_BR
dc.contributor.referee2Vargas, Alexandre Siles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6629988117151413pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Fábio Leão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701298892040425pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.enRural sambapt_BR
dc.subject.enSamba de pé de paredept_BR
dc.subject.enReflective memorialpt_BR
dc.subject.enArtistic Productionpt_BR
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