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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4046
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | A brincadeira das quebradas: a pipa como espaço de pertencimento cultural e ferramenta de criação artística |
Autor(es): | Souza, Luene Luiz De |
Orientador(a): | Urpia, Ana Maria de Oliveira |
Membro(a) da banca: | Sacramento, Evelyn dos Santos |
Membro(a) da banca: | Carneiro , Sarah Roberta de Oliveira |
Referência: | ALVES, Isabela. Vocabulário pipeiro. Agência Mural. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: http://ec2-44-205-233-11.compute-1.amazonaws.com/web-stories/vocabulario-pipeiro/. Acesso em: 10 dez. 2024. DA PONTE pra cá. Intérprete: Racionais MC's. In: NADA como um dia após o outro. São Paulo: Cosa Nostra., 2002. DE OLIVEIRA URPIA, Ana Maria; DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Leandro. O estado de erê como experiência lúdico-transformacional. Desidades: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, Rio de Janeiro, n. 32, ano 10, p. 189-205, jan./abr. 2022. DOI 10.54948/desidades.v0i32.46705. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46705/28819. Acesso em: 10 out. 2024 DE SOUZA, Fabricio; BECKER, Bianca; BICHARA, Ilka Dias. Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente. Desidades: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, Rio de Janeiro, n. 32, ano 10, p. 123-138, jan./abr. 2022. DOI 0.54948/desidades.v0i32.46372. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46372/28814. Acesso em: 10 out. 2024. EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. FRENTIN, Lucas. A letra e o muro. Direção: Lucas Fretin. Imagens: Andrea Barbosa. São Paulo: LISA-USP, 2002. 1 vídeo (30 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qH1wsDs5C5c. Acesso: 10 dez. 2024. GÓES, Anderson Roges Teixeira; GÓES, Heliza Colaço. A Expressão Gráfica por meio de pipas na Educação Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/930_1505_ID.pdf. Acesso em: 10 out. 2024. HISTÓRIA dos brinquedos: pipa. Stud história. [S. l., 20--], Disponível em: https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/historia-dos-brinquedos-pipa/. Acesso em: 10 out. 2024. A HISTÓRIA da Pipa e por quê essa prática é importante na infância. A voz da serra, [s. l], 13 jan. 2023. Disponível em: https://avozdaserra.com.br/noticias/historia-da-pipa-e-por-que-essa pratica-e-importante-na-infancia. Acesso em: 10 dez. 2024. NEVES, Daniel. Benjamin Franklin. Brasil escola. [S. l., 20-], Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/benjamin frannklin.htm#:~:text=Em%2015%20de%20junho%20de,fen%C3%B4meno%20el%C3%A9t rico%20de%20grande%20intensidade. Acesso em: 10 dez. 2024. 63 PIXO. [S. l.: s. n.], 2014. 1vídeo (60 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=skGyFowTzew. Acesso em: 10 dez. 2024. PRINCIPIA. Intérprete: Emicida. In: AMARELO. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 21, p. 51-69, jul./dez. 2003. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6119/5355. Acesso em: 10 out. 2024. TEMPOS de pipa. Roteiro: Rafael Ambrosio. Adaptação: Danilo Santos. Direção e Fotografia: Danilo Santos. [São Paulo]: Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, 2012. 1 vídeo (12 min.). Publicado pelo canal Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8i46CgqIV2c. Acesso em: 12 out. 2024. VOAR PIPAS. Latão 80 cm. [S. l.], 14 mar. 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1584200768341904&id=131698271173037 9&mibextid=WUal2a&rdid=Q7DdGkh4UibDr4yg#. Acesso em: 10 dez. 2024 |
Resumo: | O presente memorial busca refletir sobre a brincadeira de empinar pipa como prática cultural, artística e educativa, com foco nas narrativas das periferias brasileiras. Inspirado pela figura do Erê, das religiões de matriz africana, que simboliza sabedoria ancestral e o imaginário lúdico infantil, buscando na figura das crianças, autenticidade para lidar com as mazelas e adversidades do mundo, o estudo propõe investigar a pipa como um instrumento de criação artística e espaço de construção de conhecimento, conectando aspectos de memória, identidade e pertencimento. A brincadeira da pipa é analisada enquanto manifestação cultural periférica, majoritariamente associada a crianças e adolescentes negros, e como forma de enfrentamento às violências estruturais impostas por sistemas hegemônicos, racistas e excludentes, que não se interessam pelas narrativas e perspectivas culturais da infância de pessoas negras e não brancas. O trabalho estrutura-se em três etapas principais. A primeira explora a história e evolução das pipas, seu simbolismo e suas linguagens culturais, como os códigos, gírias, aerodinâmica e artes visuais. Nesse contexto, a pipa é entendida como uma ferramenta de comunicação identitária e de transmissão geracional de conhecimentos. A segunda etapa apresenta uma metodologia prática, desenvolvida por meio de oficinas, que utilizam a criação e a confecção de pipas como recurso pedagógico e artístico. E a terceira, com uma instalação artística que será o produto final desse trabalho, no qual diversas linguagens artísticas serão trazidas, compondo o imaginário que se cria a partir da brincadeira da pipa. A metodologia combina artes visuais, como pixação e grafite; arte da palavra e das poesias de rua; e práticas tradicionais periféricas, integrando essas experiências com saberes ancestrais e sensibilidades de memória. Além disso, o projeto tem a interdisciplinaridade como eixo central, cruzando linguagens artísticas, educacionais e culturais para nutrir espaços de aprendizado que promovam o reconhecimento das singularidades identitárias de corpos negros- racializados, e periféricos. O projeto também reflete sobre a capacidade da criança de produzir conhecimento autêntico, desafiando perspectivas adultocêntricas. Como desdobramentos, o memorial aborda iniciativas como as oficinas realizadas na Universidade Livre do Teatro Vila Velha, em Salvador, o projeto <Erê nas Encruzas: Meu Pé de Palavra Rima=, a oficina dentro do quilombo D’oiti, e a primeira oficina que dei em São Paulo e como foi minha experiência dentro do meu território natal, valorizando brincadeiras tradicionais e a autonomia das crianças na construção de narrativas e identidades culturais. A proposta destaca a pipa como símbolo de resistência cultural e criação coletiva, contribuindo para a manutenção de saberes culturais, enfrentamento de violências de estigma e reafirma os processos de ressignificação de corpos e narrativas afrodissidentes no território brasileiro |
Palavras-chave: | Pipa Artes visuais identidade cultural brincadeira |
Resumo em inglês: | This project seeks to reflect on kite flying as a cultural, artistic, and educational practice, focusing on the narratives of Brazilian peripheries. Inspired by the figure of Erê from Afro Brazilian religions4symbolizing ancestral wisdom and the playful imagination of childhood4it highlights the authenticity found in children to confront the hardships and adversities of the world. The study proposes investigating the kite as an instrument of artistic creation and a space for knowledge construction, connecting aspects of memory, identity, and belonging. Kite flying is analyzed as a peripheral cultural manifestation, predominantly associated with Black children and adolescents, and as a means of confronting the structural violence imposed by hegemonic, racist, and exclusionary systems that disregard the narratives and cultural perspectives of Black and non-White childhoods. The work is structured into three main stages. The first explores the history and evolution of kites, their symbolism, and cultural languages, such as codes, slang, aerodynamics, and visual arts. In this context, the kite is understood as a tool for identity communication and generational knowledge transmission. The second stage introduces a practical methodology developed through workshops that use kite creation and crafting as pedagogical and artistic resources. The third stage culminates in an artistic installation4the final product of this work4featuring diverse artistic languages that compose the imaginative space created by kite flying. The methodology combines visual arts, such as graffiti and tagging; spoken word and street poetry; and traditional peripheral practices, integrating these experiences with ancestral knowledge and the sensitivities of memory. Additionally, the project places interdisciplinarity at its core, intersecting artistic, educational, and cultural languages to foster learning spaces that promote the recognition of the unique identities of racialized Black and peripheral bodies. It also reflects on the child's capacity to produce authentic knowledge, challenging adult-centric perspectives. The research expands on initiatives such as workshops conducted at the Universidade Livre do Teatro Vila Velha in Salvador, the <Erê nas Encruzas: Meu Pé de Palavra Rima= project, the workshop held at the D’oiti quilombo, and the first workshop given in São Paulo. It explores the author’s experiences in their native territory, emphasizing traditional games and the autonomy of children in constructing cultural narratives and identities. This proposal highlights the kite as a symbol of cultural resistance and collective creation, contributing to the preservation of cultural knowledge, confronting stigma-related violence, and reaffirming processes of re-signifying Afro-diasporic bodies and narratives within the Brazilian context. |
Palavras-chave em inglês: | Kite Performing arts Cultural identity Play |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URl da licença Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Acesso Disponível em: | 2024-12-27 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4046 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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