Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Givaldo de Cidra | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T13:46:30Z | - |
dc.date.available | 2024-11-23 | - |
dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Joel Luís da Silva. Da Capo: Método elementar para ensino Coletivo ou individual de instrumentos de banda. Keyboard - São Paulo/SP, 2004. BENEDITO, Celso José Rodrigues. O mestre de Filarmônica da Bahia: um educador musical. Salvador, Doutorado em Educação Musical, Salvador/BA, 2011. BLANCO, Pablo Sotuyo. Filarmônicas da Bahia: tradição cultural incentivada ou politicamente dependente? - XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) – Brasília/DF, 2006. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Manual do pesquisador – Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa – Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, 2023. 148 p. COLETÂNEA MUSICAL: Região Nordeste de Amaralina. Instrumental. Quarto e Sala Estúdio de Gravação, 2006. CD (22min 50s). Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio. CRUZ, Fernando Vieira da; NASSIF, Silvia Cordeiro. Banda de música: ensino(s), desafios e conexões musicais. ABEM – São Carlos/SP, 2018. DANTAS, Fred. Os 100 anos da Filarmônica 1° de Maio do Nordeste de Amaralina. Salvador: comunicação via mídias sociais, maio de 2020. Salvador/BA, 2020. ____________. A presença da filarmônica. Fundação Pedro Calmon: 200 anos da Independência da Bahia. Salvador/BA, 2022. ÉSBA! Sambas-Enredo da Cidade da Bahia - Registro de Memórias é uma produção do coletivo É Samba da Bahia!. Escola de Samba Diplomatas de Amaralina. Disponível em: https://sambasenredo.salvador.br/escola-de-samba/diplomatas-de amaralina/. Acesso em: 13 dez. 2024. QUEIROZ, Flávio José Gomes de. Caminhos da música instrumental em Salvador. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador/BA, 2010. SALVADOR (BA). Tabelionato do 4º Ofício. Tabelião Bel. Luciano de Carvalho Marback. Contrato Particular de Doação. Registro em: 30 set. 1965. SILVA, Pedro Augusto da; FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. Educação musical através da Banda Filarmônica: processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 de Outubro. - XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) – Campinas/SP – 2017. 30 SMETAK, Icaro. O Ensino coletivo: uma alternativa para a iniciação em instrumentos de cordas na Bahia, Salvador/BA, 2016. SOARES, Diogo André Brazão. Importância das Bandas Filarmónicas no Ensino Especializado de Música. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música, especialização Instrumento, Trombone) – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - Porto/Portugal, 2021. SOARES, Rafael Lima Silva. As escolas de samba da cidade do Salvador (1957- 1985). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Cachoeira/BA, 2015. Traços e laços, memórias da região Nordeste de Amaralina. Salvador: Setras, Conselho Comunitário de Cultura do Nordeste e Hora da Criança. Salvador/BA, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4040 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to examine the impact of the Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio on the development of musicians who are currently, or have been, involved with the institution. Founded in 1920 in the Nordeste de Amaralina neighborhood (Salvador, Bahia), this philharmonic has been a central institution in providing free musical education while promoting community engagement and cultural preservation. The study uses qualitative and quantitative methods, including field observations, interviews with current and former members, and an analysis of the institution's collection of photographs, videos, and publications. The findings reveal that the institution serves not only as a space for musical development, but also as an important agent of social inclusion and individual growth. The philharmonic's methodology, which focuses on mentorship by the maestro, collective learning among members, and various performance opportunities, has been instrumental in improving technical skills and instilling values such as respect for others, teamwork, interpersonal relationships, and discipline | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filarmônica 1º de maio | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Formação musica | pt_BR |
dc.title | A educação musical promovida pela sociedade recreativa da filarmônica 1º de maio na formação de músicos em Salvador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo pretende investigar o impacto da Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio na formação de músicos que a integram ou passaram por seus quadros. Fundada em 1920, no bairro Nordeste de Amaralina (Salvador/BA), essa filarmônica tem sido uma instituição central na oferta de educação musical gratuita, ao mesmo tempo em que promove o engajamento comunitário e a preservação cultural. O estudo adota métodos qualitativos e quantitativos, incluindo observações de campo, entrevistas com membros atuais e ex-integrantes, e uma análise do acervo da instituição, como fotografias, vídeos e publicações. Os resultados revelam que a instituição não apenas funciona como um espaço para o desenvolvimento musical, mas também como um importante agente de inclusão social e desenvolvimento individual. A metodologia da filarmônica, centrada na mentoria do maestro, no aprendizado coletivo entre os membros e nas diversas oportunidades de performance, tem sido fundamental para o aprimoramento das habilidades técnicas e para a incorporação de valores como respeito ao próximo, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e disciplina. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Rodrigo Heringer | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4264-0386 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3439337724342444 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva , Laurisabel Maria de Ana da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1301-8317 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7829988789827284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4833208922969681 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.en | Filarmônica 1º de Maio | pt_BR |
dc.subject.en | Musical Education | pt_BR |
dc.subject.en | Formação musica | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Musical_Promovida_ArtigoPeriodico_2024.pdf | 238,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons