Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Abordagem da genética mendeliana em livros didáticos de Biologia do ensino médio distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2018
Autor(es): Souza, Jamile Negreiros de Melo
Orientador(a): Couto, Fabio David
Membro(a) da banca: Silva, Patricia Petitinga
Membro(a) da banca: Marbach, Phellippe Arthur Santos
Resumo: A História da genética mendeliana pode ser utilizada como uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, promovendo reflexões acerca da contextualização científica. Encontramos nos livros didáticos atuais, a apresentação da história de Johann Gregor Mendele como parte essencial do conteúdo. Também conhecido como o "pai da genética", Mendel é frequentemente retratado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro isolado, e fascinado por um tema que hoje é amplamente discutido: a resposta para o mecanismo da hereditariedade. Embora sua história seja frequentemente apresentada de forma simplificada e repetitiva na maioria dos livros didáticos, é importante ressaltar que ela possui uma história rica e complexa por trás. Devido a grande influência dos livros didáticos no ensino de biologia, especialmente em regiões onde há poucos recursos disponíveis para professores e alunos, as aulas acabam se baseando exclusivamente no conteúdo presente nesse material. É crucial investigar como a história desse cientista é abordada, portanto, neste trabalho fizemos uma análise de cinco livros didáticos do ensino médio de biologia distribuídos no recôncavo baiano pelo PNLD de 2018, com o objetivo de analisar a abordagem dos conteúdos relacionados a Genética Mendeliana em seu contexto. Para desenvolver a metodologia do trabalho, foi realizada a pesquisa bibliográfica e para investigação, utilizou-se a análise de conteúdo que segundo Bardín (2016) é divida em três etapas: escolha dos documentos a serem analisados, formulação das hipóteses ou objetivos e a elaboração de indicadores que fundamentaram a interpretação final. Utilizamos os critérios produzidos por Laurinda Leite (2002) e Paulo Vidal (2009) para fazer a análise das obras, que foram adquiridas em formato digital. Ao todo, foram lidas 1782 páginas do manual do professor e as informações encontradas foram agrupadas em unidade de contexto e unidades de registro. Analisando várias obras, notamos que muitas delas apresentam Johann Gregor Mendel de forma inadequada, retratando-o como um ser excepcionalmente habilidoso ou extraordinário, o que reforça a visão de que os cientistas são diferentes das pessoas comuns. Também observamos que as obras LD4 e LD5 limitam-se no conteúdo relacionado a sua vida e a evolução existente antes e durante a história de Mendel. Sua história é contada de forma muito limitada e neste caso, a única obra a oferecer uma parte da vida deste personagem foi o material LD2. Ainda encontramos na obra LD1 erros contextuais, colocando o cientista como “pai da genética”, e equívocos também no material LD5, citando o princípio da hereditariedade e a descoberta da hereditariedade à Mendel. Concluímos então que existem lacunas e que assuntos relacionados a genética mendeliana devem ser melhores explorados e revisados, para que os educadores obtenham materiais que abordem a compreensão do conhecimento científico sem se restringir a apenas ideias, conceitos ou participações de indivíduos específicos.
Palavras-chave: Genética Mendeliana
Livro didático
História da ciência
Análise de conteúdo
PNLD - (Programa Nacional do Livro Didático)
Recôncavo (BA)
Resumo em inglês: The History of Mendelian genetics can be used as a tool to assist in the teaching-learning process, promoting reflections on scientific contextualization. In current textbooks, we find the presentation of the story of Johann Gregor Mendel as an essential part of the content. Also known as the "father of genetics", Mendel is often portrayed as a lonely monk, living in an isolated monastery, and fascinated by a topic that is now widely discussed: the answer to the mechanism of heredity. Although its history is often presented in a simplified and repetitive way in most textbooks, it is important to point out that it has a rich and complex history behind it. Due to the great influence of textbooks in biology teaching, especially in regions where there are few resources available for teachers and students, classes end up being based exclusively on the content present in this material. It is crucial to investigate how the history of this scientist is approached, therefore, in this work we analyzed five high school biology textbooks distributed in the Bahian reconcavo by the PNLD of 2018, with the objective of analyzing the approach of contents related to Mendelian Genetics in its context. To develop the methodology of the work, bibliographical research was carried out and for investigation, content analysis was used, which according to Bardin (2016) isdivided into three stages: choice of documents to be analyzed, formulation of hypotheses or objectives and the elaboration of indicators that supported the final interpretation. We used the criteria produced by Laurinda Leite (2002) and Paulo Vidal (2009) to analyze the works, which were acquired in digital format. In all, 1782 pages of the teacher's manual were read and the information found was grouped into context units and recording units. Analyzing several works, we noticed that many of them inadequately present Johann Gregor Mendel, portraying him as an exceptionally skilled or extraordinary being, which reinforces the view that scientists are different from ordinary people. focuses on content related to his life and the existing evolution before and during Mendel's story. His story is told in a very limited way and in this case, the only work to offer a part of this character's life was the LD2 material. We still find contextual errors in the work LD1, placing the scientist as the “father of genetics”, and mistakes also in the material LD5, citing the principle of heredity and the discovery of heredity à la Mendelian. We then conclude that there are gaps and that issues related to Mendelian genetics should be better explored and revised, so that educators obtain materials that address the understanding of scientific knowledge without being restricted to just ideas, concepts or participation of specific individuals.
Palavras-chave em inglês: Mendelian genetics
Textbook
History of science
Content analysis
PNLD - (National Textbook Program)
Recôncavo (BA)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 22-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-17T20:57:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3844
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