Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Welington Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-10-10T18:25:28Z-
dc.date.available2024-10-10T18:25:28Z-
dc.date.issued2018-04-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Welington Ribeiro de. Língua, discurso, ideologia: o sujeito surdo no simbólico – onde estão os sentidos?, Amargosa-BA. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3812-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPessoas surdaspt_BR
dc.titleLíngua, discurso, ideologia: o sujeito surdo no simbólico – onde estão os sentidos?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPensar no contexto histórico dos surdos denota sofrimentos, preconceitos, imposições, proibições, dentre outras mazelas sociais. A diferença intrínseca nos sujeitos surdos, bem como o modo de comunicação usando o corpo, ocasionou à sociedade ouvinte uma ruptura dos padrões de comunicação estabelecidos. Isso acarretou a produção de uma gama de sentidos pejorativos a respeito dos surdos. Contemporaneamente, muitos dos sentidos atribuídos à surdez em tempos passados ainda preponderam, às vezes camuflados, em discursos promovidos em diferentes esferas da sociedade. Diante disso, a presente pesquisa propõe uma análise discursiva do filme americano ... e o seu nome é Jonas (1979), com o objetivo de compreender como se dá a constituição dos sentidos de surdo, surdez e língua de sinais na referida obra audiovisual. Empregaram-se conceitos da Análise de Discurso filiada aos pressupostos de Michel Pêcheux (1975) com o objetivo de identificar e analisar os discursos materializados no filme, pondo em confronto, para isso, a relação entre língua, discurso e ideologia no processo de constituição dos sentidos. Utilizou-se, ainda, o estudo de Eni Orlandi (2007) sobre o silêncio, o que também permitiu não apenas o confronto com os sentidos de silêncio relacionado à surdez, mas também a compreensão dos sentidos silenciados pelo discurso hegemônico sobre a surdez, qual seja, o discurso ouvintista.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee1Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.contributor.referee2Santos, Gredson dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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