Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Antônio Maurício de Andrade-
dc.date.accessioned2024-10-09T23:49:36Z-
dc.date.available2024-10-09T23:49:36Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.citationBrito, Antônio Mauricio de Andrade. Uma análise dos aspectos culturais e identitários na obra cinderela surda. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Libras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.titleUma Análise dos aspectos culturais e identitários na obra Cinderela Surdapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar uma análise dos aspectos culturais e identitários da obra de Literatura Surda Cinderela Surda ( Karnopp, Hessel e Rosa, 2011). Dessa maneira, buscou-se apoio nos Estudos Surdos e nos Estudos Culturais, em autores como Strobel (2008), (2009), Karnopp (2010) Hall (2011) e Mourão (2012). Pretende-se, especificamente, analisar se os elementos identitários e formadores de cultura surda aparecem na adaptação da obra clássica de literatura infantojuvenil Cinderela para a literatura surda Cinderela Surda. Assim, verificar-se-á se os elementos formadores de cultura e identidade surda aparecem com estereótipos na obra Cinderela Surda, buscando perceber as contribuições que obras traduzidas/adaptadas trazem para a formação de uma literatura surda. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, se trata de interpretação e compreensão dos fatos mostrados por intermédio de uma leitura específica dos artefatos formadores de cultura e identidade, presentes na obra de literatura infantojuvenil surda. Desse modo, após discussão teórica, revisão da literatura e breve descrição das obras procedeu-se às análises, a partir dos artefatos formadores de identidade e cultura surda apontados por Strobel (2009). Dessa forma, verificou-se que a obra adaptada, além de destacar a Língua de Sinais e a experiência visual é permeada por representações dos sujeitos surdos, ou seja, apresenta em sua narrativa e na sua estética, as formas de ser, de se perceber e auto narrar-se das pessoas surdas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.contributor.referee1Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Gomes da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
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