Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Helenoildes Machado de-
dc.date.accessioned2024-10-09T20:11:53Z-
dc.date.available2024-10-09T20:11:53Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Helenoildes Machado de. Elomar Figueira Mello: Uma voz dissonante na construção da identidade baiana, Amargosa-BA. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3807-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura baianapt_BR
dc.subjectIdentidade baianapt_BR
dc.subjectBahia - Sertãopt_BR
dc.subjectElomar Figueira Mellopt_BR
dc.titleElomar Figueira Mello: Uma voz dissonante na construção da identidade baianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma discussão sobre a representação da identidade baiana vigente e suas consequências, no âmbito do apagamento ou silenciamento de outras vozes, do Sertão baiano, as quais não fazem parte desta categoria identitária. Para isso, dialogaremos com os conceitos postulados por Zygmunt Bauman (2005), Stuart Hall (2005) os quais discutem as relações de poder, através da aparente categorização da identidade, da diferença e suas ambivalências. Além disso, trabalharemos com os conceitos de Pierre Bourdieu (2007) sobre o poder simbólico para a discussão de como as ideologias são firmadas, refletindo, assim, sobre a violência simbólica da cultura dominante em detrimento das alteridades. Desse modo, analisamos algumas composições de Elomar Figueira Mello, para evidenciar como a voz deste autêntico artista destoa da representação de identidade configurada sócio-historicamente pela mídia televisiva. A arte elomariana está no contra-discurso desta categoria identitária, pois há uma preocupação recorrente do artista em retratar a realidade social do sertanejo, as marcas culturais de sua religiosidade, bem como a voz dessa gente, inclusive através das variantes linguísticas que lhes são próprias. Além disso, situa sua arte em outro tempo, ao estabelecer um diálogo do plano local com os valores medievais. Desta forma, o mesmo se apropria da arte para ressignificar e valorizar a identidade do Sertão baiano. Com isso, não pretendemos negar as outras representações que afloram no litoral e no recôncavo da Bahia. Assim, neste trabalho, buscar-se-á perceber outras marcas da baianidade. A presente pesquisa é embasada pela perspectiva dos estudos culturais, colocando a cultura como um campo de investigação. Cabe ressaltar que a escolha de pesquisar esse compositor se justifica pelo reconhecimento dos artifícios literários presentes em sua música, além do compromisso político do artista com o Sertão baiano.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Tarcísio Fernandes-
dc.contributor.referee1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee2Fonseca, Silvana Carvalho da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA HISTORICApt_BR
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