Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Rosângela Silva dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T21:23:50Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T21:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Rosângela Silva dos Santos de. Os artefatos digitais e o ensino de línguas no atendimento educacional especializado para jovens e adultos surdos. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3791 | - |
dc.description.sponsorship | Outra agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.title | Os Artefatos digitais e o ensino de línguas no atendimento educacional especializado para jovens e adultos surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender pessoas jovens e adultas surdas contempla o ensino de Libras como Primeira Língua (L1) e Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2); É recomendado que agregue uma prática educativa funcional, contextualizada e instrumental, propriedades comuns ao uso dos artefatos digitais na escola. Este estudo pretende analisar de que forma os artefatos digitais contribuem para o ensino de Libras e Língua Portuguesa (LP) no AEE para jovens e adultos surdos. Para tanto, teremos como interlocutores de pesquisa estudantes jovens e adultos surdos participantes do AEE e professores de Sala de Recursos Multifuncional (SRM) na área de Surdez. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que envolve revisão bibliográfica, relato da experiência em coordenar e executar o Curso de Extensão "Jovens e Adultos Surdos Conectados: Aprendendo a Libras e a Língua Portuguesa com Artefatos Digitais" e as contribuições de educadores bilíngues de AEE em um questionário Digital. Os resultados revelam que a cultura Digital está cada dia mais inserida no cotidiano das pessoas jovens e adultas surdas. Com isso, o educador do AEE precisaria integrar nas suas práticas educativas dos momentos didáticos- pedagógicos o uso de artefatos digitais, que tenham ou não enfoque na Libras e no surdo. Essas inovações no AEE proporcionam o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social dos educandos. Almeja-se que as práticas educativas nos momentos didáticos-pedagógicos do AEE para educandos jovens e adultos surdos envolvam metodologias visuais e proporcionem um ensino de línguas coerente seguindo as recomendações previstas em legislações vigentes para Educação de Surdos, ou seja, que incorpore o uso de artefatos digitais, garantindo sobretudo a emancipação desses sujeitos na sociedade. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Poliana da Silva Lima | - |
dc.contributor.referee1 | Franco, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Priscilla Leonor Alencar | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artefatos_Digitais_Ensino_TCC_2019.pdf | 919,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Artefatos_Digitais_Ensino_TCC_2019_Resumo_Libras.avi.mp4 | 3,74 MB | MP4 | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.