Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Neila Carla de Jesus dos-
dc.date.accessioned2024-10-07T21:48:49Z-
dc.date.available2024-10-07T21:48:49Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Neila Carla de Jesus dos. O apagamento do rótico em coda medial em falantes amargosenses. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em LETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3785-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectFonética - Róticospt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Brasilpt_BR
dc.titleA Apagamento do rótico em coda medial em falantes amargosensespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso intitulado O apagamento do rótico em coda medial em falantes amargosenses foi o resultado de uma pesquisa de cunho sociolinguístico que teve por objetivo analisar o apagamento do rótico em interior de vocábulos na fala. O corpus foi constituído por entrevistas semi dirigidas com 8 informantes, divididos igualitariamente em duas faixas etárias (faixa 1: de 20 a 45 anos; faixa 2: acima de 45 anos) e dois níveis de escolaridade (até a 4ª série do Ensino Fundamental e com nível superior completo), todos moradores nativos da cidade de Amargosa-BA. Para cada grupo foram selecionados 4 indivíduos, 2 homens e 2 mulheres. Buscou-se observar principalmente se o nível de escolaridade interferiria no apagamento do rótico nos vocábulos proferidos. Os dados foram analisados pelo software GOLDVARB X, que foi desenvolvido para a realização de análise linguística. Após as rodadas o programa selecionou as variáveis que condicionavam o apagamento e estas foram analisadas. Os resultados oferecidos pelo programa sinalizaram que a hipótese que norteou o trabalho era pertinente, que a escolarização não interfere na produção de tal fenômeno no contexto interno dos vocábulos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee1Costa, Geisa Borges da-
dc.contributor.referee2Cristo, Adielson Ramos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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