Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Amanda Almeida de-
dc.date.accessioned2024-10-07T21:43:48Z-
dc.date.available2024-10-07T21:43:48Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationJESUS, Amanda Almeida de. Uma análise da variação linguística no livro didático por uma vida melhor. Amargosa-BA. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Libras/Língua Estrangeira) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3784-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didático - Língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleUma Análise da variação linguística no livro didático por uma vida melhorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoLevando em conta os princípios da Sociolinguística (CEZÁRIO E VOTRE (2013), ALKMIN (2003), CALVET (2002)), o texto que ora se apresenta, objetivou analisar o tratamento da variação linguística no livro didático Por Uma Vida Melhor, destinado ao Ensino Fundamental II (EJA). A variação linguística é um fenômeno pouco trabalhado nas escolas brasileiras. Desse modo, o ensino de Língua Portuguesa pauta-se nas teorias da Gramática Tradicional, dando pouca importância às pesquisas da linguística brasileira. Entretanto, sabe-se que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos linguísticos adquiridos no seio do lar, pois a língua falada é aprendida com base na comunidade linguística em que o indivíduo está inserido. Trabalhar as variações linguísticas em sala de aula não significa que o professor ensina os alunos a falarem “errado”, mesmo porque eles já dominam a norma popular. O livro didático é ferramenta fundamental no processo de ensino, pois os professores em sua quase totalidade se prendem a ele para elaborarem suas aulas. Partindo-se desses pressupostos, o interesse em realizar essa pesquisa foi motivado devido a um livro de EJA que apresenta essa temática e tem sido alvo de duras críticas por parte da imprensa brasileira, que julgou que a autora incentivava os professores de Língua Portuguesa a ensinarem os alunos a falarem “errado”. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da referida pesquisa se constituíram da análise do livro didático Por Uma Vida Melhor, destinado ao segundo ciclo do EJA, sétima série. Os resultados encontrados após análise do livro indicam que, diferentemente das acusações recebidas pela autora, o livro apresenta uma abordagem da variação linguística que não tem por objetivo incentivar os alunos a “falarem errado”, mas busca exemplificar que existem diferentes modos de falar que, em alguns contextos, podem ser ou não estigmatizados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee2Cristo, Adielson Ramos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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