Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3781
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Avaliação de atitudes e crenças sobre variação linguística entre alunos dos anos finais do ensino fundamental de Amargosa/BA
Autor(es): Nascimento, Crislane dos Santos
Orientador(a): Vecchia, Adriana Dalla
Membro(a) da banca: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Membro(a) da banca: Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
Referência: NASCIMENTO, Crislane dos Santos. Título: Avaliação de atitudes e crenças sobre variação linguística entre alunos dos anos finais do ensino fundamental de Amargosa/Ba. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA/ LIBRAS/ LÍNGUA INGLESA) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por iniciativa apresentar reflexões sobre os resultados obtidos através de uma pesquisa de campo sobre a avaliação de atitudes e crenças de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola situada em Amargosa/BA sobre variação linguística, a partir do estudo conceitual de referenciais teóricos que se alinham ao processo da avaliação linguística e de crenças. Silva e Botassini dizem que as crenças não apenas afetam a forma como as pessoas se comportam, mas também o que elas percebem em seu ambiente e que, ao contrário do que diz o ditado “ver para crer”, é mais provável que seja “crer para ver” (2015, p. 71). Nesse sentido, buscando uma melhor compreensão sobre as referidas contribuições, tem como objetivo geral: analisar as crenças e atitudes em relação à variação e ao preconceito linguístico entre falantes de uma mesma realidade. Em relação aos objetivos específicos, o estudo busca: Identificar crenças que subjazem às discussões sobre preconceito linguístico e variação linguística; reconhecer as noções de monitoramento de uso de língua presentes na fala dos informantes. Como procedimento, utilizamos o método pesquisa de campo, que pretende buscar a informação diretamente com o público da pesquisa, tentando compreender o que este compreende a respeito das temáticas enfocadas neste estudo. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. “Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre e reunir um conjunto de informações a serem documentadas” (PIANA, 2009, p. 169). Mediante análise dos questionários ficou entendido que as crenças e atitudes em relação à variação e ao preconceito linguístico entre falantes de uma mesma realidade, estão associadas e atrelados a fatores sociais e sobre o que aprendem ao longo do processo escolar. Diante disso, entende-se que a avaliação de atitudes e crenças desponta como fundamental para compreender o desenvolvimento linguístico e as crenças dos participantes do estudo referentes à língua, estimulando uma prática de linguagem mais consciente da variação linguística e do preconceito que pode permeá-las.
Palavras-chave: Educação - Ensino fundamental
Linguagem
Variação linguística
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 11-Dez-2019
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-07T20:28:12Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3781
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao_Atitudes_Crencas_TCC_2019.pdf621,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Avaliacao_Atitudes_Crencas_TCC_2019_Resumo_Libras.mp44,97 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.