Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Letícia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-01T19:18:12Z-
dc.date.available2024-10-01T19:18:12Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Letícia Maria da Silva. Leitura e escrita em língua portuguesa: uma proposta de aplicação do gênero história em quadrinhos para surdos 2019. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3752-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibras- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleLeitura e escrita em língua portuguesa: uma proposta de aplicação do gênero história em quadrinhos para surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento dos atos de ler e escrever é fundamental tanto para uma renovação pessoal contínua, quanto para uma atuação social crítica, no entanto percebemos que se ouvintes já apresentam limitações nesstas habilidades, os surdos demonstram sentir ainda mais dificuldades de modo a não, raras vezes, rejeitarem o contato com o texto escrito. Visando acessar meios de minimizar os entraves causadores da rejeição, esta pesquisa objetivou analisar as habilidades de leitura e escrita de estudantes Surdos a partir de histórias em quadrinhos e por meio da língua de sinais. A proposta de intervenção foi realizada na Escola Municipal Almeida Sampaio, no período noturno, com dois estudantes Surdos do segmento II, nível 4, da Educação de Jovens e Adultos- EJA de uma turma de inclusão do Centro Educacional Municipal de Educação de Jovens e Adultos- CEMEJA. Intentamos observar o impacto da proposta metodológica de Fernandes (2003), através da aplicação de três oficinas baseadas no gênero história em quadrinhos. Inicialmente foi aplicada uma atividade diagnóstica e, em seguida, cada uma das oficinas que envolviam atividades de leitura, compreensão e escrita do português. Dessta forma, elaboramos três Matrizes para acompanhamento do desempenho de cada participante e planilhas de avaliação para que o processo de ensino e aprendizagem pudesse ser monitorado e aperfeiçoado. Além disso, as matrizes e planilhas contribuem ao fornecerem orientações quanto aos critérios que permeiam todo o processo de aplicação das oficinas adequando-se à proposta metodológica e às particularidades percebidas na prática. O desenvolvimento de atividades em três fases, de leitura, compreensão e escrita, que compõem a coleta de dados, nos permitiu obter uma visão holística sobre o processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção em escrita de segunda língua para Surdos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que foi embasada em pesquisas que enfocam ensino de língua portuguesa-LP para Surdos (FERNANDES, 2003; ALBRES, 2012; PEREIRA, 2014), estudos sobre gênero textual (SCHNEUWLY & DOLZ, 2011; GERALDI, 2016; MARCUSCHI, 2011) e sobre histórias em quadrinhos (FREITAS, 2015; VERGUEIRO, 2004; RAMOS, 2009). Ao mesmo tempo, constitui-se como uma proposta de intervenção que pode ser replicada por professores de Surdos, por termos elaborado matrizes de acompanhamento de desempenho, e planilhas avaliativas que resgatam a concepção de ensino fundamentado em sua função cultural, interativa e social. Concluímos que a história em quadrinhos por ser um gênero que estabelece forte relação com a leitura de imagens e texto verbal, requer do estudante Surdo a ativação e aplicação de um dos seus pontos fortes que é a visualidade, num esforço de atribuir significados à língua portuguesa através da Libras, impactando na compreensão leitora e na produção escrita.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ayane Nazarela Santos de-
dc.contributor.referee1Vecchia, Adriana Dalla-
dc.contributor.referee2Baqueiro, Ana Luisa Dominguez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura_Escrita_Lingua_TCC_2019.pdf15,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Leitura_Escrita_Lingua_TCC_2019_Resumo_Libras.mp48,48 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.