Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, José Ronaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:16:59Z-
dc.date.available2024-09-30T23:16:59Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, José Ronaldo dos Santos. A importância da tecnologia para as aulas de inglês na escola pública 2019. 65 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3742-
dc.description.abstractGiven that we are experiencing an era of great technological breakthroughs, and it has become imperative to make them more present in teaching and learning activities, research is underway on the importance of technological resources in English language classes in public schools in order to present a reflection on the use of new tools in language teaching and learning. To this end, it is necessary to contextualize the English-speaking student in the globalized world, to understand how new information and communication technologies can assist in the process and to identify the benefits that these technologies can provide to the public school context. Then, a documental analysis and an exploratory study based on the current legislation and seminal works such as Almeida Filho (1993), Fettermann (2017), Gomes (2017), Brinton (2001), Larsen-Freeman (2003) and Sgorla & Lindino (2017), seeks to understand the role of technology in English classes and its connection with the Communicative Language Teaching / Learning (CLT / L) approach. Given this, it appears that both student and teacher have been attracted by new technologies in the process of teaching and learning a language by the ease with which they access authentic materials available in different interfaces. Therefore, this study proposes the use of technologies which are part of students' daily life in order to promote greater interest in learning English. It also proposes that the technological tools be used to support the teaching work with a view to more dynamic classes, enabling the teaching reflexive practice and favoring the students in search of the autonomy that technology can provide them with in the globalized world, in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA Importância da tecnologia para as aulas de inglês na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que estamos vivenciando uma era de grandes avanços tecnológicos, e tornou-se imperativo torná-los mais presentes nas atividades de ensino e aprendizagem, pesquisas estão em andamento sobre a importância dos recursos tecnológicos nas aulas de inglês nas escolas públicas, a fim de apresentar uma reflexão sobre o uso de novas ferramentas no ensino e aprendizagem de línguas. Para isso, é necessário contextualizar o aluno de língua inglesa no mundo globalizado, entender como as novas tecnologias da informação e comunicação podem auxiliar no processo e identificar os benefícios que essas tecnologias podem proporcionar ao contexto da escola pública. Desta forma, uma análise documental e um estudo exploratório com base na legislação atual e em trabalhos seminais como Almeida Filho (1993), Fettermann (2017), Gomes (2017), Brinton (2001), Larsen-Freeman (2003) e Sgorla & Lindino (2017), procura entender o papel da tecnologia nas aulas de inglês e sua conexão com a abordagem de ensino / aprendizagem de idiomas comunicativos (CLT / L). Diante disso, parece que tanto o aluno quanto o professor foram atraídos por novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de um idioma pela facilidade com que acessam materiais autênticos disponíveis em diferentes interfaces. Portanto, este estudo propõe o uso de tecnologias que fazem parte do cotidiano dos alunos, a fim de promover maior interesse no aprendizado de inglês. Propõe ainda que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas para apoiar o trabalho docente com vistas a aulas mais dinâmicas, possibilitando a prática reflexiva do professor e favorecendo os alunos em busca da autonomia que a tecnologia pode lhes proporcionar no mundo globalizado, no qual se encontram inseridos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Maria da Conceição de Melo-
dc.contributor.referee1Anjos, Flavius Almeida dos-
dc.contributor.referee2Nunes, Jonathas Martins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.subject.enEnglish language - Teaching-learningpt_BR
dc.subject.enTechnologypt_BR
dc.subject.enPublic schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importância_Tecnologia_Aulas_TCC.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.