Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Reginalda dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:10:26Z-
dc.date.available2024-09-30T23:10:26Z-
dc.date.issued2018-04-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Reginalda dos Santos. O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa- Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAluno Surdopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental (Anos Finais), tendo como lócus de pesquisa o Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa Bahia. Este trabalho objetivou investigar algumas dificuldades que os alunos surdos desse colégio vivenciam no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo fundamentou-se em teóricos, como: Quadros e Karnopp (2004), Santos (2009), Gesser (2009), Salles (2004), Guarinello (2007), Moura (2011), Quadros (2006), Sá (1999). Além disso, foram analisados alguns documentos do colégio, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento anual da professora de Língua Portuguesa, bem como um texto produzido pelo aluno surdo. Também foram aplicados questionários com o aluno surdo, a professora de Língua Portuguesa, o intérprete de Libras e o diretor. Foi possível verificar, por meios dos resultados, algumas dificuldades na escrita, que podem ser enfrentadas pelo aluno surdo, bem como as interferências da Libras no momento da produção textual. Verificou-se também que, apesar de usar algumas estratégias para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a Instituição de Ensino não contempla com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas há indicativos de adequações nas atividades e avaliações utilizadas pelo docente e pelo intérprete de Libras, a fim de proporcionar um ensino de qualidade ao aluno.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.contributor.referee2Almeida, Ayene Nazarela Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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