Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalmeira, Aniele de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:54:27Z-
dc.date.available2024-09-30T22:54:27Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Aniele de Jesus. A interferência de aspectos fonológicos na escrita: um olhar sobre a ditongação, Amargosa-BA. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3740-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDitongaçãopt_BR
dc.titleA Interferência de aspectos fonológicos na escrita: um olhar sobre a ditongaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é fruto de uma pesquisa sobre a interferência da oralidade na escrita com ênfase para o fenômeno fonético-fonológico ditongação. Dessa forma, baseado nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Varicionista ou Sociolinguística Quantitativa, foram analisadas 38 produções escritas por alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal Ranulfo de Souza Bittencourt, localizada na cidade de Elísio Medrado/ Ba. Levando em consideração os desvios de ortografia decorrentes da influência da oralidade, pretendeu-se investigar os fatores de ordem social e linguística que favorecem a aplicação da ditongação na escrita dos alunos pesquisados. Para tanto, foram delimitados dois condicionadores sociais (escolaridade e gênero/ sexo) e dois condicionadores linguísticos referentes ao contexto de ocorrência do fenômeno (final de palavras e interior de palavras). Diante disso, os resultados desse estudo evidenciaram que, de fato, há interferência da oralidade na escrita; contudo os índices de realização do processo fonológico ditongação foram menores do que o esperado, se levada em consideração a frequência em que este ocorre na oralidade. Além disso os dados da pesquisa confirmaram o papel dos condicionadores sobre os usos linguísticos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interferencia_Aspectos_Fonologicos_TCC_2018.pdf939,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.