Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliene dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:39:18Z-
dc.date.available2024-09-30T22:39:18Z-
dc.date.issued2017-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Eliene dos Santos. Interferências de processos fonológicos na escrita de estudantes amargosenses, Amargosa-BA. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3739-
dc.description.sponsorshipINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleInterferências de processos fonológicos na escrita de estudantes amargosensespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a ortografia é um aspecto da língua escrita que ainda é supervalorizado pela escola e pela sociedade e que, além disso, desempenha papel linguístico relevante, uma vez que tem como finalidade facilitar a comunicação escrita, acreditamos que é necessário entender as alterações ortográficas motivadas por processos fonológicos, as quais aparecem na escrita de muitos estudantes, observando quais fatores tendem a favorecer o aparecimento desses fenômenos na escrita: foi esse o objetivo maior deste trabalho. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os trabalhos de Cagliari (1994, 2002, 2008, 2009), Morais (2007), Simões (2006), Callou e Leite (2009), Botelho e Leite (2006), Bagno (2012) e Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015), Mollica (2003), entre outros. Em campo, a pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual do município de Amargosa-Ba, com uma turma de 6º ano composta por 34 estudantes, os quais responderam a três atividades distintas que compuseram o corpus da pesquisa. Através dessas atividades, testamos palavras que apresentam contextos linguísticos propícios para a ocorrência dos processos que escolhemos estudar: a ditongação, a monotongação, a epêntese e o apagamento do rótico. A análise das ocorrências mostrou que a epêntese é o processo fonológico que mais incide sobre a escrita dos estudantes participantes. Em seguida, vieram a ditongação, o apagamento do rótico e a monotongação, que apresentaram índices percentuais de ocorrência abaixo de 30%. Observamos também que, em relação às variáveis escolhidas para análise, as linguísticas (principalmente o contexto fonológico seguinte ou anterior) mostraram-se mais relevantes que as extralinguísticas para a ocorrência dos processos estudados. Por fim, chegamos à conclusão que, embora a ditongação, a monotongação, a epêntese e o apagamento do rótico não tenham ocorrido com frequência excessivamente alta, o trabalho sistemático com questões ortográficas que envolvam esses e outros processos fonológicos é pertinente e, mais que isso, necessário, já que o bom desempenho ortográfico é umas das maiores cobranças sociais e escolares, no que diz respeito à escrita.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee2Santos, Gredson dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
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