Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joseni Silva-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:08:26Z-
dc.date.available2024-09-30T22:08:26Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Joseni Silva. A interferência de processos fonológicos na escrita de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3738-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA Interferência de processos fonológicos na escrita de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo observar a interferência da fala na escrita de alunos do Ensino Fundamental II. O trabalho toma por base princípios da teoria de variação lingüística, tal como propostos no âmbito da Sociolinguística e, a partir do que propõem Tasca (2002), Morais (2007a e 2007b), Cagliari (2008), Costa (2010), entre outros, estuda também ocorrência de desvios ortográficos na escrita dos estudantes que participaram da pesquisa. O corpus da pesquisa foi constituído por textos escritos com um total de 35 alunos, com faixa etária de 10 a 14 anos, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Amargosa-BA. Foram selecionados dez textos: seis de autoria masculina e quatro de autoria feminina, os quais apresentaram maior incidência de desvios resultantes da interferência da fala na escrita. O tipo textual escolhido para análise foi o descritivo, pois o intuito era conhecer um pouco mais a realidade dos alunos e observar em que medida se dá a influência da fala na escrita com relação à ocorrência dos fenômenos fonológicos típicos do português brasileiro transferidos para essas produções. Os fenômenos fonológicos mais encontrados na escrita desses alunos foram os casos de apócope, síncope, alteamento das vogais médias, palatalização, despalatalização, nasalização, ditongação e vocalização da lateral /l/. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade de se fazer uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, de modo que este não se restrinja apenas às questões ortográficas, mas que seja voltado para a valorização dos diferentes usos da língua.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee2Costa, Geisa Borges da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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