Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sheyla de Paula Teixeira de-
dc.date.accessioned2024-09-30T21:34:07Z-
dc.date.available2024-09-30T21:34:07Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Sheyla de Paula Teixeira de. Crenças de alunos sobre a aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública do ensino médio em Amargosa-Bahia, Amargosa-BA. 68 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3734-
dc.description.abstractThis study presents a discussion on the beliefs about language learning, especially directed to the teaching and learning of the English language. The research was conducted in a public high school in the city of Amargosa-Ba. We based our research on qualitative and quantitative data. We identified and analyzed the beliefs about the learning of English by students in a public high school. We verify how the school context influences the beliefs of learners. For data collection, we use two questionnaires with closed-ended and open-ended questions. We also observed the classroom environment. We rely on Applied Linguistics theories to support our studies. Regarding language teaching and learning, the research by Almeida Filho (1993), Barcelos (1995), Madeira (2005), Gimenez (2011) e Silva (2011) was of great relevance to discuss the beliefs of students and support the present study. The results show that the beliefs of the students are similar in many aspects, especially with regard to motivational beliefs, associated with the job market and to the fact that English is a global language. They also emphasize the distinctions that there are in the beliefs of students belonging to different grades, showing what happens in the expectation of students who attend the same school context, but who are affected by their life experiences. Therefore, we affirm that the beliefs about student learning is a phenomenon that is crucial for the effectiveness of English learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleCrenças de alunos sobre a aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública do ensino médio em Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma discussão acerca das crenças sobre aprendizagem de línguas, especialmente direcionada ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino médio no município de Amargosa-Bahia. Com base em uma investigação qualitativa e quantitativa, identificamos e analisamos as crenças sobre a aprendizagem de língua inglesa dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Verificamos como o contexto escolar influencia as crenças dos aprendizes. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, dois questionários com perguntas que requerem respostas dissertativas e objetivas. Efetuamos, também, observações em sala de aula. No que corresponde à fundamentação teórica, apoiamo-nos na linha teórica da Linguística Aplicada. No que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas, os trabalhos de Almeida Filho (1993), Barcelos (1995), Madeira (2005), Gimenez (2011) e Silva (2011) foram de grande relevância para discutir as crenças dos alunos e embasar o presente estudo. Os resultados revelam que as crenças dos alunos se assemelham em vários aspectos, principalmente no que se refere às crenças motivacionais, associadas ao mercado de trabalho e ao fato de a língua inglesa ser considerada universal. Também ressaltam as distinções que há nas crenças dos estudantes que pertencem a séries diferentes, mostrando o que acontece na expectativa de alunos que frequentam o mesmo contexto escolar, mas que têm interferências das suas experiências de vida. Portanto, afirmamos que a crença sobre a aprendizagem dos alunos é um fenômeno determinante para a efetivação ou não do aprendizado de inglês.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Genivaldo da Conceição-
dc.contributor.referee1Rocha, Eleomarques Ferreira-
dc.contributor.referee2Tôrres, Maria da Conceição de Melo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.subject.enEnglish Language - Teaching Learningpt_BR
dc.subject.enPublic schoolpt_BR
dc.subject.enHigh schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crencas_Alunos_Sobre_TCC_2017.pdf942,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.