Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Viviana de-
dc.date.accessioned2024-09-30T21:28:12Z-
dc.date.available2024-09-30T21:28:12Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Viviana de. O uso de vocábulos gramaticais na escrita da língua portuguesa por surdos de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3733-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectGramática - Vocábulopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleO Uso de vocábulos gramaticais na escrita da língua portuguesa por surdos de Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma análise acerca do uso de vocábulos gramaticais na escrita da Língua Portuguesa por surdos residentes no município de Amargosa-BA. Foram analisados textos de três sujeitos, sendo que dois cursam a Educação Básica e o outro, o Ensino Superior. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa e inserção da pesquisadora em campo para a coleta das produções e aplicação de questionário socioeconômico. Os resultados revelaram que os surdos tendem a omitir ou usar inadequadamente os vocábulos gramaticais em sua escrita e que essas limitações dependem de fatores, como: o nível de escolaridade, as práticas de letramento às quais os surdos estão expostos e do período de aquisição da L1. Os textos do sujeito inserido no Nível Superior, em comparação com as produções dos sujeitos em Nível de Educação Básica, mostraram um progresso significativo no uso de elementos conectivos. Verificou-se, também, que as limitações encontradas nas produções dos alunos com surdez, muitas vezes, não interferem na compreensão do texto.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee2Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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