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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Viviana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T21:28:12Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T21:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Viviana de. O uso de vocábulos gramaticais na escrita da língua portuguesa por surdos de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3733 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gramática - Vocábulo | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | O Uso de vocábulos gramaticais na escrita da língua portuguesa por surdos de Amargosa-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma análise acerca do uso de vocábulos gramaticais na escrita da Língua Portuguesa por surdos residentes no município de Amargosa-BA. Foram analisados textos de três sujeitos, sendo que dois cursam a Educação Básica e o outro, o Ensino Superior. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa e inserção da pesquisadora em campo para a coleta das produções e aplicação de questionário socioeconômico. Os resultados revelaram que os surdos tendem a omitir ou usar inadequadamente os vocábulos gramaticais em sua escrita e que essas limitações dependem de fatores, como: o nível de escolaridade, as práticas de letramento às quais os surdos estão expostos e do período de aquisição da L1. Os textos do sujeito inserido no Nível Superior, em comparação com as produções dos sujeitos em Nível de Educação Básica, mostraram um progresso significativo no uso de elementos conectivos. Verificou-se, também, que as limitações encontradas nas produções dos alunos com surdez, muitas vezes, não interferem na compreensão do texto. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Gredson dos | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Emmanuelle Félix dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Uso_Vocabulos_Gramaticais_TCC_2016.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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