Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Simão da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:31:51Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T18:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3675 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand how critical training manifests itself in the practice of Science teachers in fundamental education II in the municipality of Sapeaçu - Ba, and to contextualize critical education, theoretical and methodological elements of the critical perspective of Freirean pedagogy and critical CTSA education, aiming to produce useful information for decision-making on proposing possible training actions for these educators in the field of critical education, mainly critical science education. The research has a qualitative approach, using data quantification as a starting point for a qualitative approach. The locus of the research was in the municipality of Sapeaçu-Recôncavo da Bahia, for which questionnaires were applied in three schools that offer Elementary School II, from the 6th to the 9th grade in the city of Sapeaçu. 10 professors participated in the research, who were selected according to availability and accepted by signing the free consent form. Considering the time working in the area, as well as the academic background of the interviewees, it was possible to identify that they have a critical and reflective posture, adopting these postures in their teaching methodologies, giving voice and space to their students, allowing them to also contribute with classes through their knowledge and life experiences. In addition, most of the teachers interviewed (90%) showed an interest in deepening their knowledge about such theories through lectures and courses, in order to improve their pedagogical practices and the development of the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia libertadora | pt_BR |
dc.subject | CTSA (Ciências, tecnologia, sociedade e ambiente) | pt_BR |
dc.subject | Educação científica crítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sapeaçu (BA) | pt_BR |
dc.title | Formação crítica na prática docente de professores/professoras de Ciências do Município de Sapeaçu, Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa compreender como a formação crítica se manifesta na prática de professores/professoras de Ciências do ensino fundamenta II do município de Sapeaçu – Ba, e contextualizar a educação crítica, elementos teóricos e metodológicos da perspectiva crítica da pedagogia freiriana e da educação CTSA crítica, visando produzir informações úteis à tomada de decisão sobre a proposição de possíveis ações formativas para estes/estas educadores/educadoras no campo da educação crítica, principalmente da educação científica crítica. A pesquisa tem abordagem do tipo qualitativa, utilizando-se quantificação de dados como ponto de partida para abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi no município de Sapeaçu-Recôncavo da Bahia, para isso foram aplicados questionários em três escolas que ofertam o Ensino Fundamental II, do 6o ao 9o ano da cidade de Sapeaçu. Participaram da pesquisa 10 professores/professoras que foram selecionados de acordo com a disponibilidade e aceite, mediante assinatura do termo de livre consentimento. Considerando o tempo de atuação na área, bem como a formação acadêmica dos entrevistados, foi possível identificar que os mesmos possuem postura crítica e reflexiva, adotando essas posturas em suas metodologias de ensino, dando voz e espaço aos seus alunos, permitindo que eles também contribuam com as aulas através de seus conhecimentos e experiências de vida. Além disso, a maioria dos professores entrevistados (90%) demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos acerca de tais teorias através de palestras e cursos, a fim de melhorar as suas práticas pedagógicas e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Pedro Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2699619871248422 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Rosilda Arruda | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Patrícia Petitinga | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Liberating pedagogy | pt_BR |
dc.subject.en | CTSA (Science, technology, society and environment) | pt_BR |
dc.subject.en | Critical scientific education | pt_BR |
dc.subject.en | Science teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Sapeaçu (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Critica_Pratica_TCC_2022.pdf | 956,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.