Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Leila Maria Salomão de-
dc.date.accessioned2024-09-26T16:09:32Z-
dc.date.available2024-09-26T16:09:32Z-
dc.date.issued2015-09-03-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3668-
dc.description.abstractIn this work we present tools that enable a better approach of the trigonometric functions and their inverses. In order to motivate the study of these functions we report the application of an experiment done in high school classrooms, this study can also serve to substantiate the preliminary concepts. For dynamic visualization of graphics of these functions we used the Geogebra software. We provide tutorials of the constructions of dynamic graphics in a simpler form than those found in the Geogebratube. We include the construction of an animation of a Ferris wheel to correlate to the practice developed during the experiment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGráficos dinâmicospt_BR
dc.titleUma proposta de estudo de funções trigonométricas e suas inversas através do GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos ferramentas que possibilitam uma melhor abordagem das funções trigonométricas e suas inversas. Com o intuito de motivar o estudo destas funções relatamos a aplicação de um experimento feito em sala de aula do Ensino Médio, que também pode servir para a fundamentação dos conceitos preliminares. Para a visualização dinâmica dos gráficos destas funções usamos como meio o software GeoGebra. Fornecemos tutoriais das construções dos gráficos dinâmicos de forma mais simplificada que as encontradas no Geogebratube. Incluímos a construção de uma animação com a roda-gigante para correlacionar com a prática desenvolvida durante o experimento.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Adson Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772070728434925pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Jarbas Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Lino Marques da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3966434951862147pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.enTrigonometric functionspt_BR
dc.subject.enGeoGebrapt_BR
dc.subject.enDynamic graphicspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta_Estudo_Funcoes_Dissertacao_2015.pdf9,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.