Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Luan Andrade de-
dc.date.accessioned2024-09-19T21:42:41Z-
dc.date.available2024-09-19T21:42:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3571-
dc.description.abstractGuided by discussions on disciplining mechanisms, particularly the discussionsproposed by Foucault, this work aimed to understand how students in a public school perceive the relationship between disciplining mechanisms and learning, in addition to identifying how disciplinary mechanisms are defined and organized. the school and analyze the action of these mechanisms in the practice of everyday school life. Therefore, in the methodological path, we adopted a qualitative research with an interpretive approach that was carried out with students in the third year of elementary school in a public school. As a data collection instrument, we resorted to document analysis of the school's internal regulations and the pedagogical political project (PPP), as well as a focus group composed of eight students regularly enrolled in the researched school. Regarding the document analysis, the results indicated that the school adopts disciplinary mechanisms that are defined within the state public system and that it institutes these mechanisms as practices in everyday school life. With regard to the focus group, students perceive discipline as necessary to promote harmony in the classroom. However, they emphasize that the excess of discipline collaborates to make the school environment oppressive and limiting. The data also revealed that students do not consider the discipline as a factor that promotes learning, indicating the need for more humanized and flexible practices. In this sense, considering the public school as the future field of work for undergraduates, it becomes relevant to discuss this topic during the training course of teachers as an important aspect to be faced in the struggle to improve the quality of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecanismos de disciplinamento - Percurso metodológicopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectDisciplina - Aprendizagempt_BR
dc.subjectPPP (Projeto político pedagógico)pt_BR
dc.titleMecanismos de disciplinamento: a escola como um espaço de controle e disciplinarização dos corpospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNorteado pelas discussões sobre mecanismos de disciplinamento, particularmente, as discussões propostas por Foucault, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos de uma escola pública percebem a relação entre mecanismos de disciplinamento e aprendizagem, além de identificar como são definidos e organizados os mecanismos disciplinares da escola e analisar a ação desses mecanismos na prática do cotidiano escolar. Para tanto, no percurso metodológico adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa e abordagem interpretativa que foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. Como instrumento de coleta de dados recorremos a análise documental do regimento interno da escola e do projeto político pedagógico (PPP), bem como a um grupo focal composto por oito alunos regularmente matriculados na escola pesquisada. Com relação à análise documental, os resultados indicaram que a escola adota mecanismos disciplinares que são definidos no âmbito do sistema público estadual e que a mesma institui esses mecanismos como práticas no cotidiano escolar. No que diz respeito ao grupo focal, os alunos percebem a disciplina como necessária para a promoção da harmonia em sala de aula. Todavia, destacam que o excesso da disciplina colabora para tornar o ambiente escolar opressor e limitante. Os dados também revelaram que os alunos não consideram a disciplina como um fator promotor da aprendizagem, indicando a necessidade de práticas mais humanizadas e flexíveis. Neste sentido, considerando a escola pública como o futuro campo de trabalho dos licenciandos, torna-se relevante discutir esse tema durante o percurso formativo de professores como um aspecto importante a ser enfrentado na luta em prol da melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313673417623335pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Lopes de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enDisciplining mechanisms - Methodological pathpt_BR
dc.subject.enPublic schoolpt_BR
dc.subject.enDiscipline - Learningpt_BR
dc.subject.enPPP (Pedagogical political project)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mecanismos_Disciplinamento_Escola_TCC_2021.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.