Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorNobre, Leila Vasconcelos Costa-
dc.date.accessioned2024-09-18T20:25:27Z-
dc.date.available2024-09-18T20:25:27Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3556-
dc.description.abstractThere are many reflections and discussions carried out in the area of education in order to overcome reductionist views of what teaching and learning content is. Despite this, teaching practices still favor the conceptualist teaching model, disproportionately considering the presence of the Conceptual, Procedural and Attitudinal (CPA) dimensions of the contents in their planning. The CPA dimensions in the teaching and learning processes /mobilize content beyond facts, concepts and principles, intentionally including procedures, abilities, skills, values, norms and attitudes that are essential for a comprehensive education. Therefore, this research aimed to analyze how Biology Degree students conceive the CPA dimensions of the contents in the planning of Didactic Sequences (DS). To support the reflections of our study, the contributions of authors such as Coll et al. (2000), Conrado and Nunes-Neto (2018) and Zabala (1998) were sought. The study took a qualitative approach, from the perspective of interpretive research, in order to understand and explain the phenomena from the researcher's point of view. The work is also a documentary research, based on the analysis of DS produced by students of the Degree in Biology during their regency internships. Thus, it was possible to analyze eight didactic sequences produced by ten students. The results showed that the students' conceptions, when planning the DS, are directed towards an excessive appreciation of the conceptual dimensions of the contents, presenting a disproportionality with regard to the intentions to address the procedural and attitudinal dimensions. However, it is necessary to discuss in the context of teacher education the multidimensionality of content, so that it meets the educational demands aimed at a broader education, offering contributions to the organization of teacher planning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensões do conteúdopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Biologiapt_BR
dc.subjectCPA (Conceituais, Procedimentais e Atitudinais)pt_BR
dc.titleConcepções de estudantes de Licenciatura em Biologia sobre as dimensões CPA dos conteúdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMuitas são as reflexões e discussões realizadas na área da educação com o intuito de superar visões reducionistas do que são conteúdos de ensino e aprendizagem. Apesar disso, as práticas docentes ainda privilegiam o modelo de ensino conceitualista considerando, de forma desproporcional, a presença das dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (CPA) dos conteúdos nos seus planejamentos. As dimensões CPA nos processos de ensino e aprendizagem mobilizam conteúdos para além de fatos, conceitos e princípios incluindo intencionalmente procedimentos, habilidades, destrezas, valores, normas e atitudes que são essenciais para uma formação integral. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa analisar como os estudantes de Licenciatura em Biologia concebem as dimensões CPA dos conteúdos no planejamento de Sequências Didáticas (SD). Para fundamentar as reflexões do nosso estudo buscou-se as contribuições de autores como Coll e colaboradores (2000), Conrado e Nunes-Neto (2018) e Zabala (1998). O estudo assumiu uma abordagem qualitativa, na perspectiva de pesquisa interpretativista, com a finalidade de compreender e explicar os fenômenos pelo ponto de vista do pesquisador. O trabalho também se trata de uma pesquisa documental, a partir das análises das SD produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Biologia durante os estágios de regência. Dessa forma, foi possível analisar oito sequências didáticas produzidas por dez estudantes. Os resultados evidenciaram que as concepções dos estudantes, ao planejar as SD são dirigidas para uma valorização excessiva da dimensão conceitual dos conteúdos, apresentando uma desproporcionalidade no que tange às intenções de abordar as dimensões procedimentais e atitudinais. Contudo, é necessário discutirmos no contexto da formação docente a multidimensionalidade dos conteúdos, de modo que atenda às demandas educacionais voltadas para uma formação mais ampla, oferecendo contribuições para a organização do planejamento docente.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Petitinga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8993755581976011pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Gabriel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enContent dimensionspt_BR
dc.subject.enDidactic sequencespt_BR
dc.subject.enIntegral formationpt_BR
dc.subject.enDegree in biologypt_BR
dc.subject.enCPA (Conceptual, Procedural and Attitudinal)pt_BR
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