Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Marciana Anjos-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:28:01Z-
dc.date.available2021-07-06-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3515-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorpt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectLicenciatura em educação do campopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleFormação docente na residência pedagógica por meio da educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho o qual o tema é formação docente na Residência Pedagógica por meio da Educação do Campo, tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, do Núcleo de Ciências da Natureza do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática (2018-2019) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Feira de Santana-BA. Buscamos tecer algumas reflexões sobre os saberes gerados e adquiridos por uma licencianda do curso, com o intuito de compreender os processos formativos que permearam as etapas e atividades do projeto. O cumprimento das etapas do programa, a análise documental, a observação, a coparticipação e a regência, foram realizados em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, em uma unidade do ensino básico no município de Iraquara-Bahia, por meio da pesquisa participante. Podemos perceber pela análise que o Programa de Residência Pedagógica, proporcionou a residente um maior convívio com o cotidiano escolar e oportunizou estabelecer a necessária relação e articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que a levou a vivenciar a realidade do Ser Docente e a estabelecer a perspectiva da reflexão-ação-reflexão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Maricleide Pereira Lima-
dc.contributor.referee1Borghi, Idalina Souza Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Leandro, Daniele do Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Docente_Residencia_Pedagogica_TCC_2021.pdf215,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.