Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Marciana Anjos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:28:01Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06 | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3515 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professor | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.title | Formação docente na residência pedagógica por meio da educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho o qual o tema é formação docente na Residência Pedagógica por meio da Educação do Campo, tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, do Núcleo de Ciências da Natureza do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática (2018-2019) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Feira de Santana-BA. Buscamos tecer algumas reflexões sobre os saberes gerados e adquiridos por uma licencianda do curso, com o intuito de compreender os processos formativos que permearam as etapas e atividades do projeto. O cumprimento das etapas do programa, a análise documental, a observação, a coparticipação e a regência, foram realizados em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, em uma unidade do ensino básico no município de Iraquara-Bahia, por meio da pesquisa participante. Podemos perceber pela análise que o Programa de Residência Pedagógica, proporcionou a residente um maior convívio com o cotidiano escolar e oportunizou estabelecer a necessária relação e articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que a levou a vivenciar a realidade do Ser Docente e a estabelecer a perspectiva da reflexão-ação-reflexão. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Maricleide Pereira Lima | - |
dc.contributor.referee1 | Borghi, Idalina Souza Mascarenhas | - |
dc.contributor.referee2 | Leandro, Daniele do Nascimento | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Docente_Residencia_Pedagogica_TCC_2021.pdf | 215,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.