Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pulino, Damiana Maria Leite | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:27:17Z | - |
dc.date.available | 2021-07-08 | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Análise bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas no ensino de ciências da natureza: uma análise bibliográfica a luz das concepções e princípios da educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema proposto nesse trabalho surgiu a partir do componente de Estágio Curricular Obrigatório I, e tem como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências que têm sido desenvolvidas nas escolas e nos espaços não escolares no contexto da Educação do Campo a partir de uma análise bibliográfica. A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo e consistiu numa pesquisa exploratória bibliográfica. O aporte teórico desta pesquisa se pauta nos autores Paulo Freire, Roseli Caldart e Mônica Molina. Para essa pesquisa foi realizado um levantamento de artigos publicados no período de 2010 a 2020. A busca foi feita no Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no site da Revista Brasileira de Educação do Campo hospedada Portal de Periódicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante os meses de outubro e novembro do ano de 2020, utilizando as palavras-chaves: Prática Pedagógica, Ensino de ciências e Educação do Campo, Ciências da Natureza. Foram encontrados cerca de 30 artigos, mas só foram abertos aqueles que traziam as temáticas de interesse desse estudo no título e/ou no resumo, após a leitura completa dos mesmos foram descartados 16 artigos, pois não traziam no tema e nem no corpo do texto nenhuma informação que contribuísse com esta pesquisa. Ao final da pesquisa foram selecionados 14 artigos, sendo 10 artigos do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e 4 artigos da Revista Brasileira de Educação do Campo, eles foram organizados de acordo com o ano de publicação e foram analisados a partir do Caderno Princípios e concepções da Educação do Campo e no Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Como resultado percebeu-se que as práticas não dialogavam com as concepções e princípios da Educação do Campo, e isso acontece devido ao ensino ser mecânico e pautado na educação urbana, destacando como principal ferramenta detrabalho o livro didático, tornando o ensino descontextualizado e longe da realidade dos alunos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diório, Ana Paula Inácio | - |
dc.contributor.referee1 | Dias, Thiago Leandro Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Porto, Klayton Santana | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ciencias_Natureza_Concepcoes_TCC_2021.pdf | 418,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.