Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPulino, Damiana Maria Leite-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:27:17Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnálise bibliográficapt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino de ciências da natureza: uma análise bibliográfica a luz das concepções e princípios da educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO tema proposto nesse trabalho surgiu a partir do componente de Estágio Curricular Obrigatório I, e tem como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências que têm sido desenvolvidas nas escolas e nos espaços não escolares no contexto da Educação do Campo a partir de uma análise bibliográfica. A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo e consistiu numa pesquisa exploratória bibliográfica. O aporte teórico desta pesquisa se pauta nos autores Paulo Freire, Roseli Caldart e Mônica Molina. Para essa pesquisa foi realizado um levantamento de artigos publicados no período de 2010 a 2020. A busca foi feita no Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no site da Revista Brasileira de Educação do Campo hospedada Portal de Periódicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante os meses de outubro e novembro do ano de 2020, utilizando as palavras-chaves: Prática Pedagógica, Ensino de ciências e Educação do Campo, Ciências da Natureza. Foram encontrados cerca de 30 artigos, mas só foram abertos aqueles que traziam as temáticas de interesse desse estudo no título e/ou no resumo, após a leitura completa dos mesmos foram descartados 16 artigos, pois não traziam no tema e nem no corpo do texto nenhuma informação que contribuísse com esta pesquisa. Ao final da pesquisa foram selecionados 14 artigos, sendo 10 artigos do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e 4 artigos da Revista Brasileira de Educação do Campo, eles foram organizados de acordo com o ano de publicação e foram analisados a partir do Caderno Princípios e concepções da Educação do Campo e no Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Como resultado percebeu-se que as práticas não dialogavam com as concepções e princípios da Educação do Campo, e isso acontece devido ao ensino ser mecânico e pautado na educação urbana, destacando como principal ferramenta detrabalho o livro didático, tornando o ensino descontextualizado e longe da realidade dos alunos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Diório, Ana Paula Inácio-
dc.contributor.referee1Dias, Thiago Leandro Silva-
dc.contributor.referee2Porto, Klayton Santana-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciencias_Natureza_Concepcoes_TCC_2021.pdf418,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.