Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChagas, Hélio Aragão Silva-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:27:01Z-
dc.date.available2024-09-17T16:27:01Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3508-
dc.description.abstractThis course conclusion work originated from a theoretical-practical activity of Time Community, in the curricular component Calculus C, of the Licentiate Course in Rural Education - with Qualification in Mathematics, at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The task was to relate the integral calculus content to possible living and everyday situations in a peasant community. Thus, it is the analysis of data collected during a field research carried out in an areal of a rural community in the municipality of Castro Alves – BA. The main objective of the research was to analyze possible contributions of the definite integral in real peasant situations, by calculating the area of an areal located in a rural community in the municipality of Castro Alves-BA. The theoretical contribution was anchored in the contributions of Caldart (2012), Molina and Sá (2012), Viero and Medeiros (2018), among others. The methodology used for data collection and analysis was through qualitative research and exploratory character. The results pointed out that mathematics, specially the defined integral, is able to contribute to the resolution and understanding of problems of reality and the rural context, and indicated that the teaching of integral calculus in the conceptions and formative practices of the Degree in Rural Education, it is capable of providing meaningful learning, and of contributing to the process of sociopolitical training and citizen emancipation of rural subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectCálculo de áreapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCastro Alves (BA)pt_BR
dc.titleAplicação da integral definida num areal de uma região do campo do município de Castro Alves/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso originou-se de uma atividade de caráter teórico-prático do Tempo Comunidade, no componente curricular Cálculo C, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – com Habilitação em Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A tarefa era relacionar o conteúdo de cálculo integral a possíveis situações vivenciais e cotidianas em uma comunidade campesina. Assim, trata-se da análise de dados coletados durante uma pesquisa de campo realizada em um “Areal” de uma comunidade do campo do município de Castro Alves – BA. O objetivo principal da pesquisa foi analisar possíveis contribuições da integral definida em situações reais campesinas, por meio do cálculo de área de um “Areal” localizado numa comunidade do campo do município de Castro Alves-BA. O aporte teórico ancorou-se nas contribuições de Caldart (2012), Molina e Sá (2012), Viero e Medeiros (2018), entre outros. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados foi por meio da pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório. Os resultados apontaram que a matemática, especialmente a integral definida, é capaz de contribuir para a resolução e compreensão de problemas da realidade e do contexto campesino, e indicaram que o ensino de cálculo integral nas concepções e práticas formativas da Licenciatura em Educação do Campo, é capaz de proporcionar uma aprendizagem com significados, e de contribuir para o processo de formação sociopolítica e emancipação cidadã dos sujeitos do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Anderon Melhor-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enIntegral calculuspt_BR
dc.subject.enArea calculationpt_BR
dc.subject.enCountryside educationpt_BR
dc.subject.enMath teachingpt_BR
dc.subject.enCastro Alves (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicacao_Integral_Areal_TCC_2021.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.