Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Priscilia Natália Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:24:35Z-
dc.date.available2024-09-17T16:24:35Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3492-
dc.description.abstractThis research aims to understand the pedagogical practices developed by teachers of a school in the field of the Municipal Education Network of Feira de Santana - BA, located in the District of Maria Quitéria, in the process of inclusion of students with special educational needs, enrolled in the years end of primary school. This research was carried out together with two teachers of this school, who work with students with disabilities and special educational needs, enrolled in the final years of Elementary School. A qualitative research was carried out, using questionnaires as a research tool, because it allows capturing the teachers' perceptions about the efficiency of pedagogical practices for the process of inclusion and learning of students with disabilities in the educational environment. The results showed that among the main implications of this study, we highlight that, although students with special educational needs have their enrollment and access to school guaranteed by law, the lack of accessibility, qualified education makes this education provided to them is neglected. In addition, the teachers investigated pointed out some difficulties for the teaching and learning of students with disabilities, and showed that despite the difficulties faced by the rural school and by them, such as lack of specialized didactic materials, lack of resources and lack of interest of public agencies, they are concerned with bringing to the classroom a differentiated methodology that can meet and motivate the understanding they need.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAs estratégias pedagógicas e o processo de aprendizagem de alunos com deficiência: uma realidade na escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana - BA, situada no Distrito de Maria Quitéria, no processo de inclusão de alunos com deficiência, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Tal investigação foi desenvolvida junto a duas professoras da referida escola, que trabalham com alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso de questionários como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos professores sobre a eficiência das práticas pedagógicas para o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência no ambiente educacional. Os resultados demonstraram que dentre as principais implicações deste estudo, destacamos que, apesar dos estudantes com necessidades educacionais especiais terem suas matrículas e o acesso à escola garantidos por lei, a falta de acessibilidade, de formação qualificada faz com que esta educação fornecida a eles seja negligenciada. Além disso, as professoras investigadas apontaram algumas dificuldades para o ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, e mostraram que apesar das dificuldades enfrentadas pela escola do campo e por elas, como a falta de materiais didáticos especializados, falta de recursos e pela falta de interesse dos órgãos públicos, elas se preocupam em levar para a sala de aula uma metodologia diferenciada, que possa atender e motivar a compreensão que necessitam.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Klayton Santana-
dc.contributor.referee1Chagas, Rita de Cássia Santos-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Sátila Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPedagogical strategiespt_BR
dc.subject.enLearning processpt_BR
dc.subject.enStudents with disabilitiespt_BR
dc.subject.enCountry schoolpt_BR
dc.subject.enElementary Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estrategias_Processo_Aprendizagem_TCC_2019.pdf567,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.