Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Desafios e possibilidades do ensino de geografia nas escolas do campo: uma análise a partir do contexto da Escola Doutor Edvaldo Brandão Correia no município de Conceição da Feira - Bahia
Autor(es): Santos, Marijú da Silva Queiroz
Orientador(a): Rios, Kássia Aguiar Norberto
Resumo: O presente artigo abordará uma reflexão sobre os principais desafios e possibilidades do processo de ensino e aprendizagem de geografia na perspectiva da Educação do Campo, a partir da realidade presente na escola Doutor Edvaldo Brandão Correia no município de Conceição da Feira – BA. É importante destacar que Conceição da Feira é um município do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana e que possui uma população estimada em 22.840 habitantes segundo o IBGE, sendo 13.154 habitantes considerados urbano e 7.254 rural, o que equivale a cerca de 36% (IBGE, 2016). Cabe destacar que embora o percentual de população rural apresente apenas 36%, a área do município considerada pelo IBGE enquanto urbana possui fortes características rurais (economia, cultura, infraestrutura, etc.), o que nos leva a uma reflexão sobre o que de fato é rural ou urbano. No decorrer do artigo serão apresentados alguns questionamentos, a destacar: Que geografia tem sido ensinada nessas escolas? A geografia tradicional e mecânica que não permite aos alunos se sentirem parte no espaço que estudam ou uma geografia que permite a formação e analise critica acerca do espaço a sua volta? Como trabalhar a geografia em sala de aula, na perspectiva da Educação do Campo? Para responder tais questões recorremos a uma abordagem metodológica de análise qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e de campo. Nesta última destaca-se o desenvolvimento de atividades de geografia em sala de aula com os alunos (oficinas de geografia). As análises realizadas nos levaram a compreender que o ensino da geografia em Conceição da Feira ainda ocorre tendo como base a reprodução de conteúdo do livro didático e abordagem de temas sem vínculo algum com a realidade local. Realidade está, conforme pontuado anteriormente, que se difere significantemente dos padrões característicos do espaço urbano (visão única abordada nas escolas). Desta forma é preciso entender que ensinar geografia vai muito além do que se propõem os livros, é preciso propor um novo olhar de como ensinar e aprender geografia possibilitando os sujeitos a compreenderem seus espaços, origens, identidades e culturas como o objetivo de ampliar suas reflexões acerca do seu território. Por meio deste artigo, procura-se desenvolver nos alunos o entendimento das ações do ser humano e suas relações com o espaço, de modo que eles tenham subsídios para analisar e compreender, criticamente, a sociedade em que vivem, tornando-se cidadãos atuantes, ampliando ,de maneira gradativa, a escala de analise geográfica, tal como conhecendo, sua casa, escola, rua, bairro, cidade, país e mundo.
Palavras-chave: Educação do campo
Ensino de geografia
Conceição da Feira (BA)
Geografia tradicional e mecânica
IBGE
Resumo em inglês: Thais articule will adresse a reflection on how geography teaching has been carried out in elementary school classes, from the perspective of rural education, in the municipality of Conceição da Feira, Bahia. It is important to note that Conceição da Feira is a municipality in the state of Bahia, located in the Metropolitan Region of Feira de Santana, with an estimated population of 22,840 according to IBGE, 13,154 of which are urban and 7,254 are rural, equivalent to about of 36% (IBGE, 2016). It should be noted that although the percentage of rural population is only 36%, the area of the municipality considered by the IBGE as an urban center has strong rural characteristics (economy, culture, infrastructure, etc.), which leads us to a reflection on what in fact it is rural or urban. In the course of the article will be presented some questions, to highlight: What geography has been taught in these schools? The traditional and mechanical geography that does not allow students to feel part of the space they study or a geography that allows the formation and critical analysis around the space around them? How to work geography in the classroom, from the perspective of Field Education? To answer such questions we use a methodological approach of qualitative analysis, with the accomplishment of bibliographical, documentary and field research. In this last one, the development of activities of geography in the classroom with the students (geography workshops) stands out. The analyzes carried out led us to understand that the teaching of geography in Conceição da Feira still occurs on the basis of the reproduction of contents of the didactic textbook and approach of subjects without any link with the local reality. Reality is, as pointed out earlier, that it differs significantly from the characteristic patterns of urban space (a single view addressed in schools). In this way, it is necessary to understand that teaching geography goes far beyond what is proposed in the books, it is necessary to propose a new look at how to teach and learn geography allowing subjects to understand their spaces, origins, identities and cultures as the objective to broaden their reflections territory. Through this article, we try to develop in the students the understanding of human actions and their relations with space, so that they have subsidies to critically analyze and understand the society in which they live, becoming active citizens, gradually expanding the scale of geographic analysis, such as getting to know your home, school, street, city and country.
Palavras-chave em inglês: Countryside education
Geography teaching
Conceição da Feira (BA)
Traditional and mechanical geography
IBGE
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Data do documento: 10-Jun-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2019-08-01
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3481
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