Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria Karoline Silva-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:22:11Z-
dc.date.available2022-08-02-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3477-
dc.description.abstractThe search for solutions in the transportation industry that reduce fuel consumption, emission of pollutants and operation time grows due to the current Brazilian scenario of increasing diesel prices, concern with the environment and competition in the sector. The Transport Company under analysis is located in the city of Feira de Santana and has been operating in the market since 2018 whose interest in the benefits of route evaluation. Therefore, the objective of this work is to analyze and propose new routes, in the process of product delivery in the Carrier under study, from the application of Dijkstra's algorithm for the determination of the minimum path. The applied methodology followed some steps, such as data collection from the software Bsoft, interview with the Manager for confirmation of the collected data and complement, evaluation of the current route and an alternative according to a heuristic method, use of the Dijkstra algorithm as a tool for analyzing the sequence of product delivery and elaboration of new routes. The results show that with the application of Dijkstra's algorithm and simulation of the minimum path, a new route was obtained with a sequence of unloading in the 4 stations that reduced 1 kilometer of the distance of each trip and resulted in a savings of 192 km and 1025.36 reais per truck per year, besides the benefit of reducing one stop in the delivery route. In conclusion, the proposed methodology proved to be efficient as a new decision making tool for the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte de combustíveispt_BR
dc.subjectAlgoritmo de Dijkstapt_BR
dc.subjectCaminho mínimopt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectFeira de Santana (BA)pt_BR
dc.titleAplicação do caminho mínimo por meio do algoritmo de Dijkstra em uma transportadora de combustíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA busca por soluções do ramo de transporte que reduzam o consumo de combustível, a emissão de poluentes e o tempo de operação, cresce pelo atual cenário brasileiro de aumento do preço do diesel, preocupação com o meio ambiente e concorrência no setor. A Transportadora em análise está localizada na cidade de Feira de Santana e vem atuando no mercado desde 2018, cujo interesse está nos benefícios da avaliação de rotas. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar e propor novas rotas, no processo de entrega do produto na Transportadora em estudo, a partir da aplicação do algoritmo de Dijkstra, para a determinação do caminho mínimo. A metodologia aplicada seguiu algumas etapas, como coleta de dados a partir do software Bsoft, entrevista com o Gestor para confirmação de dados colhidos e complemento, avaliação da rota atual e uma alternativa de acordo com um método heurístico, utilização do algoritmo de Dijkstra como ferramenta para a análise da sequência de entrega do produto e elaboração de novas rotas. Os resultados apontam que com aplicação do algoritmo de Dijkstra e simulação do caminho mínimo, obteve-se uma nova rota com uma sequência de descarregamento nos 4 postos que reduziu 1 km da distância de cada viagem e resultou em uma poupança de 192 km e R$1025,36 anuais por caminhão, além do benefício de redução de um ponto de parada no roteiro de entrega. Conclui-se que a metodologia proposta é eficiente como uma nova ferramenta de tomada de decisão para a empresa.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Bruno Souza-
dc.contributor.referee1Damm, Djoille Denner-
dc.contributor.referee2Santos, André de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.enFuel Transportpt_BR
dc.subject.enDijksta's Algorithmpt_BR
dc.subject.enShortest pathpt_BR
dc.subject.enGraphicspt_BR
dc.subject.enFeira de Santana (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicacao_Algoritmo_Dijkstra_TCC_2022.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.